Casual

Máquina converte alimentos desperdiçados em gás de cozinha

O melhor de tudo é que ela é fácil de montar e pode ser colocado no quintal de sua casa


	Máquina: você pode colocar no sistema dejetos orgânicos de todos os tipos, incluindo carnes, laticínios e até areia de gato usada
 (Divulgação)

Máquina: você pode colocar no sistema dejetos orgânicos de todos os tipos, incluindo carnes, laticínios e até areia de gato usada (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2016 às 18h04.

Vamos falar de cozinhar com gás.

O HomeBiogas, empresa sediada em Beit Yanai, Israel, produz um sistema de biogás que converte restos de alimentos e dejetos orgânicos em gás limpo de cozinha, e seu subproduto pode ser usado como fertilizante líquido para plantas. 

O melhor de tudo é que ele é fácil de montar e pode ser colocado no quintal de sua casa.

Você pode colocar no sistema dejetos orgânicos de todos os tipos, incluindo carnes, laticínios e até areia de gato usada. Uma vez lá dentro, as bactérias presentes no digestor vão decompor os materiais orgânicos e liberar biogás.

O HomeBiogas, que está sendo vendido por US$995 por tempo limitado, funciona sem eletricidade. Sua produção diária de gás é equivalente a cerca de seis kilowatt-horas de energia.

Para falar em linguagem que um leigo entende, ele produz gás suficiente para cozinhar por três horas, falou Ami Amir, diretor de marketing e desenvolvimento comercial da HomeBiogas, falando à Waste 360. A máquina aceita carnes, peixes, gorduras, óleos e laticínios, coisas que não são tratáveis por sistemas de compostagem comuns.

yt thumbnail

Amir disse ainda que o gás pode ser usado para iluminação ou para aquecer água, desde que sejam usados aparelhos compatíveis com biogás de baixa pressão.

(Divulgação)

Como os sistemas podem ser montados e desmontados facilmente, eles já foram utilizados em regiões que não têm energia elétrica. Por exemplo, a Reuters informou que a União Europeia financiou um projeto para levar 40 sistemas HomeBiogas à vila palestina de al-Awja, no vale do rio Jordão, na parte central da Cisjordânia.

A Jewish Business News informou que o sistema também foi montado no Orfanato Buvundya, em Uganda, graças a um doador. O cientista chefe e co-fundador da empresa, Yair Teller, disse à JBN:

As crianças do orfanato ficaram maravilhadas quando descobriram a ‘magia’ do HomeBiogas, com a qual podem transformar seus dejetos e produzir sua própria energia.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosBiogásLixoSustentabilidadeTrigo

Mais de Casual

Como a Loewe se tornou a marca de luxo mais desejada do mundo

Corona Cero cria espaço exclusivo para transmissão dos Jogos Olímpicos no coração financeiro de SP

Clima olímpico: conheça oito receitas clássicas francesas e onde encontrá-las em São Paulo

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Mais na Exame