15 fotos históricas do primeiro parque de diversão da Disney
Parque foi inaugurado há exatos 60 anos na Califórnia
Daniela Barbosa
Publicado em 17 de julho de 2015 às 11h55.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h38.
São Paulo – Há exatos 60 anos, a Disney abriu os portões da Disneyland Park, o primeiro parque temático da companhia construído em Anaheim, na Califórnia, Estados Unidos . Segundo relatos, o parque foi o único projetado e construído com a supervisão de Walt Disney. Desde a sua fundação, em 17 de julho de 1955, a Disneyland Park passou por diversas transformações, incluindo a construção de um segundo parque em 2001. Veja nas imagens algumas fotos que contam um pouco sobre a história do primeiro parque temático da Disney.
Para a construção da Disneyland Park, Walt Disney comprou de 17 famílias diferentes uma área de 160 hectares, em Anaheim. O lugar antes da construção do parque era utilizado para o cultivo de laranja.
Meses antes da abertura do parque, Walt Disney começou a apresentar o parque ao público por meio de um programa de televisão. Na foto, ele mostra detalhes das atrações da Disneyland.
Dois meses antes da abertura oficial do parque, trabalhadores ainda construíam o Castelo da Bela Adormecida, o primeiro castelo de princesa da Disney. Walt Disney participou de perto de todos os detalhes da construção do castelo.
A Main Street USA é a primeira área que os visitantes têm acesso quando visitam o parque, caso não cheguem de monotrilho. A rua foi inspirada em uma vila de Marceline, Missouri, cidade natal de Walt Disney, do início do século XX.
Na foto, dias antes da inauguração do parque, um guindaste levanta a "Rocket to the Moon", que pertencia à área Tomorrowland do parque. Segundo Walt Disney, as atrações da Tomorrowland foram projetadas para dar aos visitantes do parque a oportunidade de participar de aventuras que seriam um modelo de vida do futuro. Em 1967, a área passou por uma grande transformação em 1967 e passou a chamar New Tomorrowland. Em outra grande reforma deu ao espaço um ar mais retro futurista.
Uma das poucas imagens coloridas do dia da inauguração oficial do parque mostra os visitantes aguardando a abertura dos portões, na entrada principal da Disneyland.
Na imagem, centenas de crianças correm para conhecer a área Fantasyland do parque no dia da inauguração, uma ponte levadiça dava acesso ao espaço.
Também no dia da inauguração, Walt Disney participou de uma cerimônia oficial para marcar a abertura do parque. Na placa de boas vindas, estava escrito: "Para todos os que vêm a este lugar feliz - bem-vindo”.
Em abril de 1957, Walt Disney e a atriz Shirley Temple inauguraram o interior do Castelo da Bela Adormecida.
Para celebrar a data, a história da Bela Adormecida foi contada por meio de diorama - apresentação artística tridimensional.
O castelo conta a história da Bela Adormecida. Em 1972, o espaço passou por sua primeira grande reforma. Duas décadas depois, ele foi fechado por questões de segurança, reabrindo apenas em 2008.
Uma atração bastante conhecida na Disneyland é o serviço de monotrilho, o Disneyland Monorail System, que foi inaugurado na Tomorrowland no final da década de 50. O sistema de monotrilho foi o primeiro implantado nos Estados Unidos. Desde a sua inauguração, cinco gerações de trens de monotrilho foram usadas no parque.
Na imagem, Walt Disney mostra uma maquete da Matterhorn Bobsleds, uma das atrações radicais do parque. Recentemente, a Matterhorn Bobsleds passou por uma grande reforma e foi reaberta neste ano para comemorar os 60 anos da Disneyland.
Walt Disney tinha verdadeira paixão por trens e por isso eles não poderiam faltar em seu parque. Há relatos que a atração era a favorita do empresário na Disneyland.
Para celebrar as seis décadas de funcionamento, em maio deste ano, o parque promoveu uma festa apenas para convidados e permaneceu aberto por 24 horas. Durante a comemoração, três novos espetáculos foram apesentados ao público.
Mais lidas
Mais de Casual
Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano