Seu inglês está no caminho certo? Faça esse checklist e confira
Talita Oliveira, professora de inglês da Companhia de Idiomas, elaborou um checklist com hábitos e ações para entender se o seu plano de aprendizagem está no caminho certo
Redação Exame
Publicado em 11 de março de 2023 às 12h00.
Você está trilhando a jornada de aprendizagem de inglês? Então você acabou de chegar ao conteúdo certo! Aqui você vai encontrar um checklist com 12 hábitos e ações que podem fazer TODA a diferença ao aprender um idioma.
Faça um check nos itens que já tem feito no seu dia a dia. E depois separe aqueles que gostaria de testar/adotar. É claro que é importante considerar suas preferências, aquilo que você já sabe que funciona para você, e as coisas divertidas que você tem incluído na sua prática.
Vamos lá então!
- Planejei minha jornada de aprendizagem (por exemplo: sei meus motivos (internos) para estar aprendendo, escolhi conteúdos que gosto, planejei onde e com quem estudar, etc).
- Separei um pouquinho de tempo todos os dias para estudar/praticar. Encaixei minha prática num horário em que sei que rendo mais.
- Escolhi meus conteúdos preferidos (vídeos, apps, sites, etc). Sei bem que não preciso utilizar tudo, mas aquilo que escolhi, utilizo com qualidade.
- Consumo conteúdos que gosto em inglês (músicas, filmes, séries, games). Quando quero estudar por meio deles, faço anotações, busco informações e curiosidades.
- Reviso minhas anotações com frequência. Sei que essa repetição é necessária, ou vou esquecer.
- Tenho pessoas que praticam comigo (amigos, família, etc). Posso ensinar o que sei para algumas dessas pessoas. Outras podem me ajudar já que estudam há mais tempo. Posso trocar mensagens e áudios com algumas dessas pessoas por WhatsApp.
- Pratico minha fala e pronúncia com frequência. Posso falar até comigo mesmo (gravando e me escutando, por exemplo). Sei que a fala é uma das habilidades mais desafiadoras, mas sei que melhoro por meio da prática constante.
- Treino meu listening por meio de fontes diversas. Sei que ouvir falantes com muitos sotaques diferentes facilitará o meu desenvolvimento.
- Sei que os erros fazem parte da minha jornada (e até podem torná-la mais divertida). É cometendo erros e sendo corrigido que posso avançar.
- Sei que o pouquinho por dia faz toda a diferença! Não procrastino, e estudar se tornou (ou está se tornando) automático para mim.
- Sigo nas redes sociais alguns perfis que oferecem conteúdo de qualidade em inglês (profissionais da área, notícias, temas de meu interesse).
- Sinto orgulho da minha jornada e estou me divertindo no processo. Sei que preciso me cobrar, mas de forma saudável e respeitando meu ritmo, sem me comparar aos outros.
E aí? Como você enxerga sua jornada ao compará-la com o nosso checklist?
Esperamos que você possa aproveitar o que ainda não estiver adotando como algo a ser testado.
Have fun, dear student!
Sobre a autora
Formada em Letras (Português e Inglês) e mestra em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Talita Oliveira é professora de inglês há 12 anos e trabalha com a criação de cursos em Ambiente Virtual de Aprendizagem na Companhia de Idiomas ( https://www.companhiadeidiomas.com.br ). Também já foi bolsista Fulbright na Universidade da Georgia, atuando no ensino de Língua Portuguesa. Quer falar com ela? talita.letrasufscar@gmail.com ou Instagram @teachertali
E como está seu aprendizado de inglês? Sente que precisa de ajuda para incorporar hábitos, se expor, ou tem outras dificuldades de aprendizagem? A equipe da @verbify.oficial, empresa do grupo Companhia de idiomas, está oferecendo 5 vagas em nossa mentoria gratuita sobre Aprender a Aprender, para leitoras e leitores dessa coluna (é só citar que viu as dicas na Exame.com). Fale diretamente conosco por DM ou por e-mail: atendimento@verbify.com