Revolução silenciosa? Mais chefes financeiros estão se tornando CEOs – e o motivo vai te surpreender
O número de CFOs que ascendem ao cargo de CEO atinge patamar recorde nos Estados Unidos em 2023, sendo o melhor resultado da década; veja qual o caminho mais simples para alcançar o topo
Publicado em 2 de outubro de 2024 às 10h32.
Última atualização em 2 de outubro de 2024 às 10h33.
Uma transformação silenciosa pode estar acontecendo no mundo corporativo. Por muito tempo, o cargo de CEO foi atribuído apenas aos líderes com visão de negócios ampla e capazes de inspirar equipes inteiras. Mas algo mudou.
Os CFOs – tradicionalmente vistos só como “guardiões das finanças” – estão saindo das sombras dos números, assumindo o comando das corporações e redefinindo o perfil da liderança executiva nas maiores empresas do mundo.
Em 2023, o número de chefes financeiros que ascendeu ao cargo mais alto nas empresas foi recorde nos Estados Unidos. Um estudo divulgado pela agência de notícias Bloomberg mostrou que essa promoção de CFO para CEO aconteceu em 8,4% das maiores empresas americanas.Isso representa umaumento de 5,8%em relação à década passada e o melhor resultado da série histórica.
Quanto ganham os profissionais de finanças? Veja lista
O novo perfil de líderes
Nos bastidores dessa tendência, há uma transformação na maneira como as empresas encaram os desafios do mercado. O CFO, que antes tinha a função principal de manter o equilíbrio financeiro e controlar custos, agora é visto como um estrategista capaz de guiar decisões que vão além do orçamento.
Em um ambiente cada vez mais volátil e competitivo, CEOs com experiência em finanças estão em alta demanda. Eles não apenas dominam a análise de riscos, mas também são capazes de enxergar oportunidades escondidas e ajustar a rota para maximizar o crescimento mesmo em tempos difíceis.
Mas isso não está restrito a alta gestão. Para especialistas, não importa o nível do cargo: profissionais com habilidades financeiras serão sempre mais requisitados e prioridade na hora de uma contratação ou promoção.
Dominar as finanças é diferencial em todos os cargos
Mesmo em funções que não possuem a palavra "executivo" no título, é esperado que os colaboradores demonstrem competências que vão além das habilidades técnicas tradicionais e que assumam um papel mais estratégico.
Veja, abaixo, exemplos práticos.
- Marketing: Um analista de marketing que antes se concentrava apenas na execução de campanhas agora é incentivado a entender a rentabilidade das ações, calcular ROI (retorno sobre investimento) e propor inovações baseadas em comportamento do consumidor e tendências do mercado.
- RH: Em vez de focar apenas em tarefas administrativas, profissionais de RH estão assumindo papeis mais estratégicos, trabalhando com o desenvolvimento de cultura organizacional, programas de diversidade e inclusão, além de iniciativas de desenvolvimento de liderança.
- TI: Engenheiros de software e profissionais de TI precisam não apenas desenvolver e implementar soluções, mas também contribuir para a visão de transformação digital da empresa, garantindo que as tecnologias adotadas estejam alinhadas às metas financeiras de negócios.
Torne-se um especialista em finanças corporativas
Reforçando o seu compromisso com a democratização da educação, a Faculdade EXAME apresenta, entre os dias 14 e 22 de outubro, uma nova edição do Pré-MBA em Finanças Corporativas – um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação. Dessa vez, serão 2 mil vagas disponíveis.
O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, ao longo de quatro aulas virtuais, os participantes terão acesso a um conteúdo robusto que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos.
Ao final do curso, que totaliza três horas de conteúdos teóricos e práticos, os participantes receberão um certificado de participação exclusivo. Para quem busca complementar o currículo, esse pode ser um diferencial competitivo para avançar na carreira ou buscar novas oportunidades de emprego.
Mas é preciso correr. Não apenas porque as inscrições estão abertas e as vagas são limitadas, mas também porque o programa está com condições especiais. Por tempo limitado, é possível garantir o acesso às aulas por apenas R$ 37 (uma redução de 90% em relação ao preço original, que é de R$ 397).
Não à toa, a expectativa é que as vagas se esgotem rapidamente. Os interessados em garantir um lugar no pré-MBA em Finanças Corporativas devem clicar aqui e preencher o formulário de inscrição o quanto antes.
CLIQUE AQUI PARA SABER O QUE O TREINAMENTO ENSINA
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.