(Getty/Reprodução)
Da Redação
Publicado em 24 de outubro de 2022 às 11h58.
Última atualização em 24 de outubro de 2022 às 12h06.
A partir dos anos 1980, o Brasil passou da condição de importador de alimentos para se tornar um grande provedor para o mundo. Seja através do aumento da produção, da produtividade ou dos investimentos no setor, o país se transformou em um dos principais players do agronegócio mundial.
E isso refletiu diretamente no mercado de trabalho. Quando olhamos para a lista dos bilionários brasileiros, 20% deles enriqueceram investindo no agro. Já quando analisamos a empregabilidade do mercado, o agronegócio também continua liderando o ritmo de geração de empregos, principalmente entre os mais jovens e escolarizados. Apenas em 2021, empregou mais de 20 milhões de pessoas, segundo dados da Esalq, e deve gerar mais de 178 mil vagas de emprego nos próximos dois anos, como mostrou uma pesquisa realizada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional em parceria com o Senai e com a UFRGS.
Foi nesse contexto — e com o objetivo de ajudar a posicionar os brasileiros de forma competitiva neste mercado em plena ascensão — que a EXAME Academy, braço educacional da EXAME, decidiu se juntar com a SP Ventures (uma das gestoras de Venture Capital especializada no agronegócio mais tradicionais do país).
O resultado da parceria é a série Carreira no Agronegócio — são três aulas gratuitas produzidas para que você possa conhecer os cargos que começam a surgir no mercado de agricultura digital, bem como os caminhos possíveis para migrar para o setor.
Apresentada por Francisco Jardim, sócio-fundador da SP Ventures (uma das gestoras de Venture Capital especializadas no agronegócio mais tradicionais do país), o curso aborda desde questões teóricas, como os principais pilares do agronegócio e de que formas a revolução tecnológica do setor está ajudando a criar milhares de vagas de emprego mesmo para aqueles que não têm formação em áreas relacionadas; até dicas práticas sobre como planejar uma transição de carreira para o agronegócio e conquistar remunerações que podem chegar a R$ 300 mil por ano.
Assistida por mais de 30 mil pessoas, a série introdutória Carreira no Agronegócio conta com 3 episódios de, em média, 15 minutos e disponibiliza aos alunos um certificado de participação ao final do curso.
Aqueles que já puderam assistir à série completa destacam em seus comentários: as possibilidades de trabalho fora do campo que foram explicadas por Francisco e a abordagem simples e objetiva (para aqueles que ainda não têm familiaridade com o tema) das aulas. Confira alguns dos comentários:
A série sairá do ar hoje, às 23h59, e não será mais disponibilizada. Por isso, se você tiver interesse em assistir aos episódios, clique aqui, ou no botão abaixo, para obter acesso imediato.