Quer se candidatar a uma das 191 profissões em demanda na Austrália? Confira 7 dúvidas frequentes de profissionais
INFO conversou com um agente registrado de imigração australiana para esclarecer as principais dúvidas dos candidatos
Da Redação
Publicado em 3 de julho de 2015 às 12h15.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h42.
Em 1º de julho, o Departamento de Imigração australiano divulgou sua lista com as 191 profissões em demanda no país. Dessa forma, profissionais estrangeiros têm a oportunidade de adquirir experiência internacional em suas áreas de formação e de viver no país com o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.E para esclarecer algumas dúvidas referentes ao processo para vistos, mudança e seleção de profissionais, INFO conversou com o agente registrado de imigração australiana da Smart Vistos, Marcelo Mota. Veja a seguir as principais perguntas e respostas sobre o tema:
Para Mota, há uma série de vantagens em investir na experiência internacional de trabalho, entre elas os salários atrativos, já que os setores com alta demanda por mão de obra pagam remunerações competitivas e oferecem os mesmos benefícios e incentivos de um trabalhador comum no país.Para ter uma ideia, a Austrália ocupa o 1º lugar no ranking de maiores salários mínimos segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), com remunerações a partir de AU$ 17,29 por hora trabalhada.
Quem pretende fazer planos de mudança para o próximo ano já deve começar a encaminhar a documentação a uma agência ou entrar em contato com o departamento. "Para um visto permanente do programa Skilled Migration, todo o processo leva em média de seis a 14 meses", diz Mota.
Segundo o agente de imigração, além de um bom nível de inglês, o primeiro passo que um profissional deve tomar para trabalhar no país é verificar se sua profissão está na lista do Departamento de Imigração e contatar o órgão que rege seu setor. Depois, é preciso verificar com sua instituição de ensino e o departamento todos os documentos necessários para legalização e tradução.
A família do candidato também pode ser inclusa neste processo. Apesar de não haver subsídio para quem leva mais pessoas ao país, quem tem visto permanente na Austrália tem direito a saúde pública e seus filhos podem frequentar as escolas públicas.
Segundo Mota, o custo de todo o processo dependerá da profissão e se o candidato migrará ou não com sua família. "Haverá taxas com o Departamento de Imigração australiano, com o órgão que irá fazer a validação da qualificação, traduções juramentadas, exames médicos e os honorários de uma agente registrado de imigração australiana, caso o candidato contrate a assessoria imigratória de um agente", diz Mota a INFO.
De acordo com Marcelo Mota, a aplicação para o visto australiano pode ser feita pelo próprio candidato. Entretanto, quem opta por contratar os serviços de um agende de imigração deve procurar por um profissional registrado no MARA [Office of the Migration Agents Registration Authority - órgão responsável por regulamentar a profissão desses agentes]. "O agente de imigração pode representar você e membros de sua família no processo de aplicação de seu visto juntamente ao Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras (DIBP) australiano e outras organizações australianas relevantes no processo", afirma Mota.Consulte neste link todos os agentes registrados no Mara.
O profissional que trabalhou por determinado tempo por meio do Skilled Migration com visto australiano pode optar por ficar no país após o término de seu contrato. Além disso, depois de 4 anos com visto válido e de pelo menos 12 meses com residência fixa (sem saída do país por mais de 90 dias), ele também pode obter a cidadania australiana.
Mais lidas
Mais de Carreira
Nova fuga de cérebros? Brasileiros buscam agora trabalhar de home office para empresa internacional“Brain rot” e o convite para mudarmos a forma como temos alimentado nosso cérebroCuidando do futuro e do passado: os desafios das mulheres entre trabalho, casa e sociedadeSó EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?