Carreira

Quase 30% dos executivos foram promovidos em 2010

Para 13% deles, salários cresceram mais de 10%, informa pesquisa

No ano passado, 29% dos profissionais subiram na hierarquia de suas empresas no estado de São Paulo (Getty Images)

No ano passado, 29% dos profissionais subiram na hierarquia de suas empresas no estado de São Paulo (Getty Images)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 11 de janeiro de 2011 às 09h37.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo – Em 2010, 69% dos executivos do estado de São Paulo procuraram novas oportunidades profissionais. É o que indica pesquisa feita pela consultoria Stautrh com 256 executivos pela rede de relacionamentos profissionais LinkedIn.

A combinação entre economia aquecida e carência de profissionais qualificados no mercado pode ser uma das explicações para esse fenômeno. “Um profissional só é incitado a buscar e a se expor a novos desafios quando percebe que o mercado está propenso para isso”, afirma Carlos Staut, diretor executivo da consultoria.

O índice de desenvolvimento na carreira comprova essa percepção. De acordo com a pesquisa, 29% dos executivos paulistas foram promovidos em 2010.

“Com o crescimento mais acelerado, as empresas foram obrigadas a buscar profissionais no mercado, mas também a valorizar aqueles que já estavam em casa”, afirma Staut.

“Além disso, com o aumento das contratações externas, abriram-se muitas oportunidades para que funcionários subissem na hierarquia da empresa”, diz Luiz Alencar, coordenador da pesquisa.

Segundo a pesquisa,dos profissionais que estavam procurando uma oportunidade ativamente, 46% participaram de três ou mais processos de seleção. Ao todo, 28% dos executivos entrevistados mudaram de emprego em 2010.

A onda de oportunidades também atingiu os executivos que não estavam à procura de novas oportunidades. Destes, 34% foram convidados por empresas ou consultorias para participar de processos de seleção.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosExecutivosvagas-de-emprego

Mais de Carreira

Escolhendo faculdade? Esse dado pode pesar mais que o teste vocacional

IA já devolve 5,4 horas por semana ao RH: potencial chega a 31% da jornada; revela estudo

Estudo da PwC mostra que profissões expostas à IA exigem atualização. Veja como não ficar para trás

IA chega ao C-level e muda as habilidades exigidas de CEOs e altos executivos