Exame Logo

Os 10 textos escritos por brasileiros mais lidos no LinkedIn

Veja com exclusividade os 10 artigos sobre carreira mais populares do LinkedIn, escritos por "influencers" brasileiros

LinkedIn: veja os artigos sobre carreira mais populares na rede social até o momento (Flickr/Creative Commons/Nan Palmero)

Claudia Gasparini

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 09h34.

São Paulo - Alguns nomes relevantes do mundo dos negócios no Brasil e no exterior escrevem regularmente no LinkedIn sobre carreira e muitos outros assuntos. São os "influencers", na definição da própria rede social .

A pedido de EXAME.com, a empresa listou os 10 artigos escritos por influenciadores brasileiros mais lidos até agora quando o assunto é o universo profissional. A lista exclui os artigos mais populares de autoria dos usuários em geral.

O ranking , que inclui nomes como Abilio Diniz e Luiza Trajano, você confere com exclusividade a seguir, bem como a quantidade de visitas aos textos até o fechamento desta matéria:

1. "Tomar um pé na bunda foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida"
A apresentadora da TV Globo Ana Maria Braga relembra a dolorosa demissão que sofreu quando trabalhava como diretora comercial numa empresa. Sua conclusão é que, vista de longe, a aparente derrota trouxe mais recompensas do que perdas para sua carreira. O relato foi visualizado 201.688 vezes até o momento.

2. "Vem surpresa boa por aí"
Ricardo Amorim, CEO na RICAM Consultoria e apresentador do programa "Manhattan Connection", na GloboNews, defende uma ponto de vista inusitado: 2016 não será um ano tão ruim para a economia quanto se espera, e os anos que virão a seguir serão muito melhores. A sua explicação para a sua tese teve 138.107 visitas no LinkedIn.

3. "Crise: perigo ou oportunidade"
Abilio Diniz foi um dos brasileiros mais influentes no LinkedIn em 2015 e escreveu o segundo texto mais popular até o momento na rede social, com 43.104 visitas. Nele, o criador do grupo varejista Pão de Açúcar discute o significado e a extensão da crise econômica vivida pelo Brasil, à luz de suas próprias vivências profissionais e pessoais.

4. "Como usar a internet para reforçar seu networking"
Aqui, Luiza Helena Trajano, presidente da Magazine Luiza, oferece sua interpretação do conceito de networking e dá conselhos sobre como ampliar a sua rede de contatos em tempos de comunicação online. O artigo teve 32.236 visualizações.

5. "Cinco maneiras de matar seus sonhos"
A empreendedora Bel Pesce, fundadora da FazINOVA, descreve crenças que prejudicam a vida profissional. Neste texto, que foi visto 31.724 vezes, ela desbanca ideias como acreditar em sucesso do dia para a noite e pensar que alguém tem a resposta certa para você.

6.  "A produtificação dos serviços"
Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, defende a tese de que quase todo serviço pode e irá virar um aplicativo para celular. Segundo ele, a internet que conhecemos foi apenas um passo para chegar à era da mobilidade. As visitas ao artigo totalizam 26.413 até o momento.

7. "Vamos trabalhar"
Neste artigo, o guru da publicidade Nizan Guanaes diz qual é a saída para a crise: trabalhar mais - e de forma mais ágil e pragmática do que nunca. O texto de Guanaes, que foi um dos brasileiros mais influentes do LinkedIn em 2015, foi lido por 25.501 pessoas.

8. "A atitude da excelência"
Vicente Falconi é sócio-fundador e presidente do conselho de administração da Falconi. Neste artigo, que teve 22.662 visualizações, ele conta uma história que viveu em sua trajetória como consultor e, com base nela, argumenta sobre como a postura mental dos executivos pode influenciar na busca por excelência.

9. "Meu pai, um dos milhares de heróis anônimos deste país"
Mentor de estratégia e inovação do Grupo NewComm, Walter Longo conta a história de vida de seu pai, descrevendo a firmeza de seus ideais e o legado ético que deixou para a família. A narrativa foi lida 19.329 vezes no LinkedIn.

10. Transformando a crise em jornada criativa
O tema da crise econômica atravessada pelo Brasil também é visitado aqui por Érico Borgo, diretor de conteúdo do Grupo Omelete. Com 18.577 visualizações, o artigo discute a importância de ter uma "ousadia calculada" em tempos difíceis para o país.

São Paulo - O LinkedIn conta atualmente com 34 brasileiros entre os seus "influenciadores", isto é, nomes de peso dos negócios e da mídia que escrevem na rede social sobre diversos temas. A empresa revelou com exclusividade a EXAME.com as 10 personalidades do país cujos artigos sobre carreira foram os mais lidos, comentados e compartilhados no site até o momento.  Na lista, aparecem nomes que vão da apresentadora Ana Maria Braga ao empresário Abilio Diniz (foto). Globalmente, o LinkedIn conta com cerca de 500 influenciadores, que incluem personalidades como Bill Gates, Richard Branson, Arianna Huffington, Deepak Chopra e Ban Ki-moon. Navegue pelos slides para ver os 10 brasileiros mais influentes na rede social quando o assunto é carreira, bem como a lista dos seus artigos mais populares.
  • 2. Ana Maria Braga

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    Com passagens por diversas empresas de mídia, como TV Tupi, Editora Abril, Rede Record e Rede Globo, Ana Maria Braga define-se como "uma mulher apaixonada pelo trabalho". O antigo programa "Note e Anote", apresentado por ela na Record, entrou para o Guinness Book de 1998 como o de maior permanência no ar. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: Tomar um pé na bunda foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida Perfil de Ana Maria Braga no LinkedIn
  • 3. Abilio Diniz

    3 /12(@_openspace_)

  • Criador do grupo varejista Pão de Açúcar, Abilio Diniz atualmente é presidente dos conselhos de administração da Península Participações e da BRF, além de membro do conselho do Carrefour. Recentemente, uniu-se a Jorge Paulo Lemmann para criar uma nova rede nacional de padarias. Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Não espere a crise passar

    Crise: perigo ou oportunidade Perfil de Abilio Diniz no LinkedIn
  • 4. Nizan Guanaes

    4 /12(Marcelo Spatafora)

    Fundador do Grupo ABC, que controla agências de publicidade como África, Loducca e DM9, Nizan Guanaes entrou para a lista das 100 pessoas mais criativas do mundo, segundo a revista Fast Company. "Esse negócio de se aposentar é uma coisa muito cafona. Eu tenho horror a ficar parado”, disse o executivo em encontro promovido pela Fundação Estudar. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: Vamos trabalhar Perfil de Nizan Guanaes no LinkedIn
  • 5. Sofia Esteves

    5 /12(Acervo Pessoal)

    Em 1988, a psicóloga Sofia Esteves decidiu abrir sua própria empresa de recrutamento e seleção, a DM (Decision Making). O negócio se expandiu e deu origem a novas divisões, como a Cia de Talentos. Atualmente, ela é presidente do conselho do Grupo DMRH, consultoria de RH formada pela junção das empresas DMRH e Cia de Talentos, com escritórios no Brasil, no México e na Argentina. Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Ninguém constrói nada sozinho

    Como anda seu marketing pessoal?


    As competências do futuro Perfil de Sofia Esteves no LinkedIn
  • 6. Vicente Falconi

    6 /12(Germano Lüders/EXAME)

    Formado em engenharia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Vicente Falconi foi professor universitário por 30 anos. A partir da década de 1980, passou a trabalhar com sistemas de controle de qualidade em empresas. Hoje é membro do conselho de administração da AmBev e da BRF. Além disso, preside o conselho de administração da Falconi Consultores de Resultado. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: A atitude da excelência Perfil de Vicente Falconi no LinkedIn
  • 7. Chieko Aoki

    7 /12(Divulgação)

    Formada em Direito pela USP, deu início em 1996 à rede hoteleira Blue Tree Hotels, empresa que preside atualmente. Em 2013, foi eleita pela revista Forbes a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil. Em entrevista a EXAME.com, falou sobre a evolução do mercado de trabalho e disse que "a vantagem competitiva de ser homem está acabando". Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Transpor a tradicional hospitalidade brasileira para o ambiente profissional é possível O descanso pode ser um catalisador de novas ideias
    Perfil de Chieko Aoki no LinkedIn
  • 8. Fabio Barbosa

    8 /12(Endeavor/Denis Ribeiro)

    Fabio Barbosa já presidiu empresas como Banco Real/Santander e Abril Mídia. Atualmente, é sócio-conselheiro da Gávea Investimentos, além de membro do conselho do Itaú Unibanco e da Fundação das Nações Unidas. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: Precisamos de uma reforma de valores Perfil de Fabio Barbosa no LinkedIn
  • 9. Adriana Machado

    9 /12(Camila Lam)

    Cientista política formada pela UnB (Universidade de Brasília), tornou-se a primeira mulher na presidência da GE em dezembro de 2011. Entre 2013 e 2015, atuou como VP de assuntos governamentais e políticas públicas da multinacional para a América Latina. Atualmente se encontra em período sabático. Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Em tempos de crise, defenda a inovação Adivinhe qual é a prioridade? Você! Perfil de Adriana Machado no LinkedIn
  • 10. Vicky Bloch

    10 /12(Divulgação)

    Psicóloga formada pela PUC-SP, Vicky Bloch fundou e gerenciou por 18 anos a empresa de recursos humanos DBM no Brasil. Hoje, comanda a Vichy Bloch Associados, que presta serviços de consultoria e coaching para executivos. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: Educação não é embelezadora de currículo Perfil de Vicky Bloch no LinkedIn
  • 11. Fiamma Zarife

    11 /12(Divulgação)

    Fiamma Zarife é diretora de agências no Twitter e tem passagens por empresas como Samsung, Claro, Oi e Telecom Italia. No LinkedIn, já escreveu sobre as dificuldades de conciliar carreira e maternidade. Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Reinvente-se. A única constante é a mudança Por um 2016 com mais mulheres em cargos de liderança Perfil de Fiamma Zarife no LinkedIn
  • 12. Veja agora 15 cursos online (e em português) para avançar na carreira

    12 /12(Thinkstock/Katie_Martynova)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamentoDicas de carreiraEmpresasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaInternetLinkedInRedes sociais

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame