Exame Logo

Na China, funcionários apanham porque não cumpriram meta

Vídeo que viralizou mostra empregados de um banco chinês levando pauladas em ação de "motivação"

Executivo pressionado: imagens mostram espancamento de oito pessoas (Thinkstock)

Camila Pati

Publicado em 21 de junho de 2016 às 10h29.

São Paulo – A ação era supostamente para motivar empregados, mas, em vez de mensagens positivas de estímulo, o que se viu foi o espancamento de quem ficou abaixo do esperado. As revoltantes imagens de funcionários de um banco em Changzi, no norte na China , apanhando porque não cumpriram as metas estabelecidas mostram como a alta competitividade ganha contornos mais do que cruéis no país.

O vídeo, feito por celular e divulgado pelo jornal People’s Daily, mostra, segundo a reportagem, o apresentador do evento perguntando por que aquelas pessoas que estavam no palco ficaram tão mal ranqueadas em relação aos outros colegas. Sob o olhar dos demais funcionários, os empregados cabisbaixos respondem que lhes faltou esforço para a superação, colaboração e coragem. É a deixa para a absurda sessão de castigos físicos com um bastão de madeira que se segue no vídeo.

De acordo com o jornal, foi aberto um inquérito para investigar o caso. A cooperativa de bancos da região também vai trabalhar para descobrir o que aconteceu. O banco teria afirmado que contratou uma empresa terceirizada para promover a ação de motivação e que já discute indenizações aos funcionários humilhados: quatro homens e quatro mulheres. Veja o vídeo:

https://youtube.com/watch?v=2KudsdUokB4

São Paulo – O setor de tecnologia na China cresce muito mais rápido do que sua capacidade de recrutamento. Como resultado da alta competitividade e da pressão por cumprir prazos, uma paisagem passa a ser cada vez mais comum em startups chinesas: acostumados a emendar jornadas de trabalho, funcionários do setor de tecnologia dormem, comem e até tomam banho no escritório. Na primeira foto desta galeria de imagens - colhidas pelo fotógrafo Jason Lee, da Reuters - Cui Meng, um dos fundadores do Goopal Group tira uma soneca na sua mesa de trabalho, após o almoço. Navegue pelas imagens para ver outras cenas que provam que, na China, descanso e trabalho ocupam o mesmo espaço físico.
  • 2. Escritório/dormitório na DouMiYouPin

    2 /11(Jason Lee/Reuters)

  • Veja também

    O gerente de contas da DouMiYouPin é flagrado em momento de descanso no dormitório que fica no próprio escritório da empresa em Pequim. Após terminar a sua jornada à meia noite, ele assiste a um vídeo pelo celular, já deitado. Na parede, os dizeres: Deus recompensa os diligentes.
  • 3. Uma pausa à meia-noite

    3 /11(Jason Lee/Reuters)

  • Nesta foto, Cui Meng, co-fundador do Goopal Group, que na primera foto tirava uma soneca na sua mesa de trabalho, cobre um funcionário com um cobertor durante uma pausa no expediente, por volta da meia noite.
  • 4. Acampado no escritório

    4 /11(Jason Lee/Reuters)

    Cama de acampamento dá o mínimo de conforto para que o gerente de Recursos Humanos da RenRen Credit Management Co., Han Ligun, durma após terminar o trabalho nas primeiras horas da manhã.
  • 5. Moradia e escritório

    5 /11(CEO de empresa chinesa em apartamento escritório)

    O CEO da N-Wei Technology Company Limited pega água na cozinha do apartamento que ele aluga como escritório e dormitório para seus funcionários, em Pequim. Morar no trabalho é comum para funcionários do setor de tecnologia da China.
  • 6. Emendando o expediente

    6 /11(Jason Lee/Reuters)

    Mais um funcionário da RenRen Credit Management Co. é flagrado dormindo de manhã cedinho,  após virar a noite trabalhando no escritório da empresa, em Pequim.
  • 7. Esta empresa tem uma ala só com camas para os funcionários

    7 /11(Jason Lee/Reuters)

    À meia noite, o expediente do engenheiro de TI, Zhang Shuangjie, pode até acabar, mas ele não vai para casa. O descanso é no dormitório oferecido pela empresa em que trabalha em Pequim, a BaishanCloud. Camas são comuns em ambientes de trabalho de empresas de tecnologia na China, onde a competitividade resulta em trabalho quase que ininterrupto.
  • 8. Á meia-noite, pausa para dormir

    8 /11(Jason Lee/Reuters)

    Du Xianchang, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da BaishanCloud, escala os beliches da empresa, sediada em Pequim, para descansar após trabalhar até a meia-noite. Ala de dormitórios já é algo comum em empresas de tecnologia chinesas.
  • 9. Ceia da meia-noite

    9 /11(Jason Lee/Reuters)

    À meia-noite, funcionários do Goopal Group fazem uma pausa no trabalho para a refeição. Prazos apertados e alta competição entre as startups chinesas explicam os longos expedientes dos empregados no setor.
  • 10. Banho na pia?

    10 /11(Jason Lee/Reuters)

    O gerente Liu Zhanyu, da DouMiYouPin, lava os pés na pia do banheiro da empresa. Depois de trabalhar até meia-noite, ele se prepara para ir dormir, também no escritório. Segundo, reportagem da Reuters, muitos funcionários são encorajados a morar na empresa durante a semana.
  • 11. Cansou só de olhar? Veja quantos dias de descanso profissionais têm pelo mundo

    11 /11(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBancosChinaFinançasVídeos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame