Exame Logo

Mulher só ganha mais do que homem nestas 11 profissões

Pesquisa nos Estados Unidos mostra que há apenas 11 profissões por lá em que elas ganham mais do que eles

As 11 profissões em que elas ganham mais do que eles (DeanDrobot/Thinkstock)

Camila Pati

Publicado em 24 de abril de 2016 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h16.

São Paulo – No mundo, mulheres ganham em média 24% menos do que homens para fazer o mesmo tipo de trabalho. O dado é do Relatório de Desenvolvimento Humano 2015, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com o mesmo levantamento, elas representam 52% da força de trabalho mundial. Já outro estudo da Cepal, publicado neste ano, indica que, na América Latina, as mulheres ganham 16% menos do que os homens. Não há fronteiras para a diferença salarial de gênero e o problema persiste também em países mais desenvolvidos. Os Estados Unidos são um exemplo. Por lá, um estudo do Glassdoor mostra que há apenas 11 profissões em que elas recebem, em média, mais do que homens. A maior diferença é para as assistentes sociais. Elas recebem salários em média 7,8% mais altos do que os homens. Ou seja, percentual bem abaixo do que o índice mundial de diferença salarial de gênero. Confira, nas fotos, mais informações sobre esta e outras profissões que existem nos Estados Unidos e que são mais rentáveis para elas:
  • 2. Assistente social

    2 /13(Getty Images)

  • Veja também

    Mulheres ganham 1,08 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 7,8%.
  • 3. Promotora de vendas/negociadora

    3 /13(Thinkstock/Sergey Nivens)

  • Mulheres ganham 1,08 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 7,6%.
  • 4. Pesquisadora assistente

    4 /13(MorgueFile)

    Mulheres ganham 1,07 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 6,6%.
  • 5. Especialista em compras

    5 /13(Thinkstock/gpointstudio)

    Mulheres ganham 1,06 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 5,5%.
  • 6. Consultora médica

    6 /13(Thinkstock/ktsimage)

    Mulheres ganham 1,06 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 2,4%.
  • 7. Profissional de mídias sociais

    7 /13(Rawpixel Ltd/Thinkstock)

    Mulheres ganham 1,02 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 1,9%.
  • 8. Profissional de comunicação

    8 /13(Thinkstock/ViktorCap)

    Mulheres ganham 1,02 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 2,2%.
  • 9. Profissional de aconselhamento e educação para a saúde

    9 /13(Thinkstock/Ron Chapple Stock)

    Mulheres ganham 1,01 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 0,9%.
  • 10. Profissional de supply chaim (área de compras)

    10 /13(Getty Images)

    Mulheres ganham 1,01 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 0,8%.
  • 11. Coordenadora de negócios

    11 /13(Thinkstock/monkeybusinessimages)

    Mulheres ganham 1,01 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 0,5%.
  • 12. terapeuta

    12 /13(Thinkstock/shironosov)

    Mulheres ganham 1,01 dólar a cada 1 dólar ganho por homens na mesma profissão. O percentual de diferença salarial entre eles e elas é de 0,5%.
  • 13. Agora, veja quem são os profissionais mais bem pagos do Brasil

    13 /13(Marcos Santos/usp imagens)

  • Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)MulheresPaíses ricosSalários

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame