Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloCarreira

Manual de sobrevivência à ansiedade em tempos de quarentena

Saiba como a ansiedade afeta o sistema imunológico e como manter o bem-estar e a produtividade durante a Covid-19

Modo escuro

Continua após a publicidade
Ansiedade: sentimento pode tomar conta em época de quarentena e diminuir o foco e afetar até o sistema imunológico (jeffbergen/Getty Images)

Ansiedade: sentimento pode tomar conta em época de quarentena e diminuir o foco e afetar até o sistema imunológico (jeffbergen/Getty Images)

S
Sofia Esteves

Publicado em 23 de março de 2020 às, 12h00.

Última atualização em 2 de junho de 2020 às, 17h24.

Desde que a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou oficialmente uma pandemia, milhões de pessoas ao redor do mundo passaram a ter que lidar com sentimentos desafiadores como a angústia, o medo e a incerteza. Junto a isso, a maioria dos profissionais está sob isolamento social - o que agrava os índices de ansiedade durante o momento de crise.

A Covid-19 deve ser levada à sério, porém, precisa que o nosso sistema imunológico esteja frágil para agir com mais impacto. No entanto, o estresse, a ansiedade e a insônia são justamente os maiores responsáveis pelo surgimento da depressão e da ansiedade.

Os pensamentos de tensão excessivos afetam o hipotálamo, que regula todas as funções vitais e também influencia na imunidade. Desta forma a ansiedade pode provocar comprometimento deste sistema e enfraquecer a resposta imunológica natural.

Encontrar meios de contenção da ansiedade protege não só a saúde mental dos profissionais, como também permite que estejam aptos a agir com foco, discernimento e criatividade diante aos desafios que todas as empresas do mundo estão enfrentando. O momento exige calma e atenção plena para que novas soluções sejam encontradas e a saúde econômica global seja a mais preservada possível.

Conheça algumas práticas simples, acessíveis e que estimulam o desenvolvimento de habilidades comportamentais importantes à carreira dos profissionais:

Estabeleça uma rotina

Manter a rotina é uma forma simples de proteger a organização mental. Estabeleça horários fixos de trabalho, pausas, refeições e não se esqueça de criar momentos de lazer, novos estudos e de descanso.

No caso de pais que estão com crianças e adolescentes em casa, é necessário adaptações e flexibilidade para eventuais mudanças na programação. Não se esqueça de tirar os pijamas, ter um local na casa destinado ao trabalho e de pela manhã organizar as tarefas do dia.

Home office com a família

Nem todos estão totalmente isolados. Há muitos profissionais que estão em quarentena junto aos filhos, cônjuges e parentes. Para alguns pode ser uma experiência maravilhosa, para outros um grande desafio. O momento pede por tolerância e adaptabilidade.

 

Com as crianças, crie programações diárias de atividades (Uma dica é o site de atividades Tempo Junto) e encontre soluções para que elas se mantenham entretidas em períodos que você precise estar 100% focado no trabalho.

Aos casais e parentes, cuidado com as distrações. Seja pela vontade de ficarem juntos, permitindo que suas tarefas se acumulem – o que gera ansiedade - ou também pelas distrações devido aos conflitos que possam surgir pelo excesso de convivência. Lembre-se, paciência, paciência e paciência!

Não se isole emocionalmente

O ser humano é uma "criatura" social. Ficar isolado pode ser bastante complicado e agrava a ansiedade e o estresse do momento. Marque encontros online com seus amigos e parentes. Não tenha receios de pedir ajuda também caso você precise de apoio.

Em casos de ansiedade leve, uma boa conversa com quem você ama já é de grande ajuda. Porém, se você perceber que as sensações de medo, falta de ar, insônia, pensamentos de tensão constantes e irritabilidade não passam, não hesite em buscar apoio psicoterapêutico. Muitos psicólogos e psicanalistas atendem pela internet, principalmente agora.

Outra boa maneira de não acumular emoções é praticar a expressão. Escreva, cante, pinte, grave vídeos. Perceba como ao invés de passar seu tempo de forma passiva consumindo conteúdos, você pode ser um produtor deles.

Produza, mas saiba a hora de parar

O cenário exige muita dedicação dos profissionais, porém cuidado para não extrapolar seus limites ao trabalhar em casa.

Reserve momentos para o lazer ou para estudar. Centenas de faculdades e instituições de ensino abriram cursos gratuitos ao público no período da quarentena. Da Faber Castell à Faculdade Getúlio Vargas. Há cursos de aprimoramento para a carreira, como para o desenvolvimento de talentos variados.

Agradeça e faça revisões inteligentes

Um dos comportamentos mais nocivos à nossa saúde mental é o ato de reclamar de tudo. Questionar é importante. Mudar de ideia mais ainda, mas ver defeito em tudo é um convite certo à depressão e à ansiedade. Agradeça se você está sob um teto, com alimentação e em segurança. Muitos não têm esse privilégio ao redor do mundo. Aproveite esse momento para fazer revisões, foque em você, no que você deseja e precisa desenvolver para ir em direção aos seus sonhos e objetivos.

Solidariedade

Ajudar é uma das atitudes mais benéficas à nossa mente, e o momento precisa muito de atitudes empáticas. Busque saber se seus amigos, parentes, colegas de trabalho e vizinhos estão bem. Entre em contato, ofereça sua escuta e seu apoio. Garanto que quem usa seu tempo cuidando bem de si e dos outros não tem muito espaço mental para insatisfações.

No mais, saiba que você não está sozinho. Estamos todos atravessando juntos e precisamos de todos bem para manter nossa saúde protegida e a criatividade e a inovação ativas em busca de novos caminhos e soluções. É claro que as coisas nunca mais serão como antes, talvez porque a “normalidade” também não estivesse saudável.

O momento é um convite para analisarmos o que realmente tem valor em nossas vidas e o tamanho da importância que são a nossa saúde e as nossas relações. Podemos olhar para tudo isso como uma oportunidade de aprendermos muito e sairmos dessa fase ainda mais capazes de fazer nossas vidas, carreiras e relações valerem a pena.

Cuide bem de si, cuide bem dos outros.

Sofia Esteves é presidente do conselho do grupo Cia. de Talentos

Últimas Notícias

Ver mais
Cinco passos para reformular totalmente suas reuniões

seloCarreira

Cinco passos para reformular totalmente suas reuniões

Há 4 horas

Por que os trabalhadores mais jovens simplesmente não conseguem progredir na carreira

seloCarreira

Por que os trabalhadores mais jovens simplesmente não conseguem progredir na carreira

Há 5 horas

Empresas brasileiras investem mais em diversidade, mas ainda não sabem como levar o tema à liderança

seloCarreira

Empresas brasileiras investem mais em diversidade em 2023, diz Deloitte

Há um dia

Abel Ferreira: técnico deve ficar até o fim de 2024 no Palmeiras. Veja quanto é o salário dele

seloCarreira

Abel Ferreira: técnico deve ficar até o fim de 2024 no Palmeiras. Veja quanto é o salário dele

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027

Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027

Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro

Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro

“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei

“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei

“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara

“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais