Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloCarreira

Ler 200 livros por ano é mais fácil do que você imagina

Você precisaria de 417 horas em 12 meses para realizar a façanha. Parece muito?

Modo escuro

Continua após a publicidade
Pilha de livros (AnikaSalsera/Thinkstock)

Pilha de livros (AnikaSalsera/Thinkstock)

C
Claudia Gasparini

Publicado em 11 de fevereiro de 2017 às, 06h00.

Última atualização em 11 de fevereiro de 2017 às, 06h00.

São Paulo — Sim, você seria capaz de ler 200 livros por ano. Pelo menos se empregasse o tempo anual que gasta com redes sociais virando as páginas de um bom texto. 

Quem garante é o escritor norte-americano Charles Chu, que experimentou (e comprovou) a própria tese em 2015, quando lançou a si mesmo o desafio de ler pelo menos 3 obras por semana.

Tudo começou quando ele descobriu que seu ídolo, o megainvestidor Warren Buffett, atribuía o próprio sucesso à intensidade da sua relação com os livros.

“Leia 500 páginas por dia”, disse o bilionário, segundo o USA Today. “É assim que o conhecimento funciona, é construído (...) Qualquer um é capaz de ler 500 páginas por dia, embora a minoria realmente faça isso” .

Na época, Chu estava no seu “emprego dos sonhos” e era visto como um grande vencedor por seus amigos e familiares, mas sentia um vazio inexplicável e estava cheio de dúvidas quanto às próprias escolhas.

Ele decidiu então seguir o conselho de Buffett e investir, com força, nos livros.

Deu certo: ele não conseguiu manter a média de 500 páginas por dia, mas ao final de dois anos já tinha começado (e terminado) mais de 400 títulos.

“A decisão de começar a começar a ler foi uma das mais importantes da minha vida”, conta Chu no site "Better Humans". “Os livros me deram coragem para viajar e pedir demissão do meu emprego e me deram referências, heróis e um mundo com significado”.

Para provar que a façanha de ler 200 livros por ano não é tão difícil quanto parece, ele propõe um cálculo simples, com base em apenas dois dados numéricos.

O primeiro é que, em média, um norte-americano lê de 200 a 400 palavras por minuto. O segundo é que um livro de não-ficção tem em média 50 mil palavras.

Em 200 livros, portanto, há 10 milhões de palavras. Se o seu ritmo for de 400 palavras por minuto, isso significa que a leitura das duas centenas de obras consumirá 25 mil minutos ou 417 horas.

Se você leva um susto ao ouvir “417 horas”, diz Chu, vale fazer algumas comparações para dar a dimensão de quanto tempo isso significa ao longo de 12 meses. Em média, um norte-americano passa 608 horas por ano nas redes sociais. O tempo de televisão é ainda maior: 1.642 horas anuais.

“Nós temos todo o tempo de que precisamos (...) mas somos muito fracos e distraídos para fazer aquilo que é importante”, diz o escritor. “Bastaria você usar melhor o tempo que gasta acompanhando celebridades no Twitter”.

Outro número surpreendente: se você conseguir ler durante pouco mais de uma hora em todos os 365 dias do ano, a façanha de completar 200 títulos estará realizada.

O problema é colocar essa constatação teórica em prática, até porque a construção de um novo hábito não depende apenas de força de vontade.

Segundo Chu, o primeiro passo é criar um ambiente favorável à leitura.  “Se você quisesse parar de usar cocaína, deixaria o pó disponível pela casa? É claro que não”, escreve ele. Tenha um espaço livre de distrações tecnológicas. Silêncio e conforto também são fundamentais.

Isso não significa, porém, que você deva ler apenas em condições perfeitas. Muito pelo contrário: o ideal é que você se torne um leitor versátil e flexível, capaz de se adaptar a diversos formatos e ambientes de leitura.

“Se o seu objetivo é ler mais, não seja muito exigente”, diz Chu. “Eu leio no papel, no smartphone, em formato audiobook, e faço essas coisas em qualquer lugar, como parques ou ônibus, onde quer que surja a oportunidade”.

Últimas Notícias

Ver mais
Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Veja as vagas de home office disponíveis nesta semana

seloCarreira

Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Veja as vagas de home office disponíveis nesta semana

Há 3 horas

Cinco passos para reformular totalmente suas reuniões

seloCarreira

Cinco passos para reformular totalmente suas reuniões

Há 5 horas

Por que os trabalhadores mais jovens simplesmente não conseguem progredir na carreira

seloCarreira

Por que os trabalhadores mais jovens simplesmente não conseguem progredir na carreira

Há 6 horas

Empresas brasileiras investem mais em diversidade, mas ainda não sabem como levar o tema à liderança

seloCarreira

Empresas brasileiras investem mais em diversidade em 2023, diz Deloitte

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027

Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027

Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro

Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro

“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei

“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei

“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara

“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais