Exame Logo

Irlanda quer atrair mais estrangeiros para trabalhar lá

Governo irlandês lançou a campanha Tech Life Ireland para seduzir profissionais qualificados a trabalhar lá

Escritório do Google em Dublin: falar português pode ser diferencial competitivo (Divulgação/Google)

Camila Pati

Publicado em 6 de agosto de 2016 às 06h00.

São Paulo – Cenário bastante promissor de carreira na Irlanda para brasileiros que falam inglês e trabalham na área de tecnologia. O governo do país lançou a campanha Tech Life Ireland com o objetivo de atrair profissionais qualificados para trabalhar lá.

O maior número de oportunidades é para programadores, web designers e analistas. No país, estão instalados escritórios centrais para Europa de multinacionais como Google , Facebook , LinkedIn , Apple , IBM e Twitter .

“Sobretudo para quem já tem residência lá ou cidadania a probabilidade de conseguir emprego é bem grande”, diz Maurício Marques, diretor comercial da Global Study, franquia de intercâmbios. Em alta desde 2012, o setor de tecnologia da Irlanda - país cuja economia é a que cresce mais rápido na Europa - responde pelo maior número de contratações de estrangeiros.

A qualidade de vida e a cultura do país são alguns dos argumentos do governo irlandês para seduzir forasteiros a apostar em carreira por lá. Basta navegar pelo site da campanha para perceber que não há economia ao tratar das virtudes do país.

A boa notícia para brasileiros é que falar português pode ser um diferencial competitivo interessante, segundo Marques. “Para se ter uma ideia, há um setor do Google Maps Brasil que é feito na Irlanda. Uma equipe de lá confirma os dados recolhidos por aqui”, diz ele que tem amigos brasileiros trabalhando no escritório irlandês do Google.

As oportunidades profissionais disponíveis por meio da campanha estão anunciadas no site. As principais demandas são para domínio das seguintes tecnologias: Java, Python, .NET, C++, PHP.

“O programa facilita o visto para emprego”, diz Marques. O caminho para interessados em conquistar uma oportunidade profissional no país é se candidatar às vagas anunciadas no Tech Life Ireland. É só acessar o site e informar a tecnologia que domina para verificar quais as empresas precisam de pessoas com aquela determinada expertise e cadastrar o currículo para aquelas que mais interessarem.

Se o profissional for aprovado na seleção, a empresa dá entrada no pedido de visto para governo, diz Marques. Durante o processo, que demora, em média, 6 meses, a empresa é a “patrocinadora” (sponsor) da requisição de visto para trabalho para o profissional estrangeiro.

Os contratos de trabalho duram dois anos e são renováveis por mais três anos e o visto de trabalho acompanha esta duração. “Após cinco anos, se tiver morado na Irlanda durante todo este período, o estrangeiro passa a ser elegível para o pedido de residência permanente”, diz Marques.

E para quem está no Brasil e não fala tão bem inglês?

Matricular-se em curso de inglês em alguma escola irlandesa pode ser um primeiro passo para ganhar a fluência  no idioma necessária às oportunidades profissionais . A vantagem em relação aos Estados Unidos é que estudantes estrangeiros podem conseguir permissão de trabalho.

“Podem trabalhar 20 horas semanais no período de aulas e 40 horas semanais durante o período de férias lá, entre junho, julho e agosto e entre dezembro e janeiro”, diz Marques.

O visto de estudante com permissão de trabalho dura oito meses e para consegui-lo é preciso estar matriculado em um curso com duração mínima de 25 semanas.

O processo de requisição de visto de estudante também é mais simples do que a requisição para a Austrália, segundo o diretor da Global Study.

Carta da escola, comprovação de renda e do local de estada inicial são os requisitos para pedir o visto. “Se o estudante apresenta todos os documentos não há chance de ser negado porque não há processo seletivo”, diz Marques.

De acordo com ele, por conta da restrição de horas semanais de trabalho, os estudantes acabam encontrando oportunidades profissionais na área de serviços em restaurantes, pubs e hotéis.

Mas a migração para a área de tecnologia pode ser feita após a conclusão do curso e se o estrangeiro foi aceito já pode dar entrada no pedido de um novo visto, agora para trabalho integral, ainda estando na Irlanda, sugere o diretor da Global Study.

Veja também: Canadá recruta brasileiros para trabalho temporário no país

São Paulo - Ao menos dez instituições irlandesas estão de olho nos estudantes brasileiros e, para atraí-los, estão oferecendo uma série de bolsas de estudo . Nesta semana, comitivas com representantes de faculdades e universidades da Irlanda estão percorrendo algumas cidades brasileiras para apresentar seus programas de graduação , mestrado e doutorado. Hoje, por exemplo, está acontecendo a Feira da Irlanda na FGV do Rio de Janeiro, aberta a todos os interessados em estudar no país. O evento é gratuito e começa às 12h. A seguir, confira, nas fotos, as principais bolsas de estudo que as universidades destinam aos brasileiros.
  • 2. National College of Ireland

    2 /12(Divulgação/Facebook/National College of Ireland)

  • Veja também

    Os brasileiros têm descontos de até 3 mil euros no curso de sua escolha e a seleção é feita com base em seu desempenho acadêmico e atividades extracurriculares desenvolvidas. Há um fundo de 300 mil euros reservado para as bolsas oferecidas aos estudantes do Brasil. Mais informações no site da National College of Ireland.
  • 3. Trinity College Dublin

    3 /12(Wikimedia Commons/ Ww2censor)

  • 1. Uma das opções é para os membros da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI). As bolsas ABEI/HADDAD são fruto de parceria entre a universidade, a associação e a Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats. O valor é de 35 mil euros destinado às despesas de mensalidade, moradia e custos de viagem e os interessados podem escolher os cursos de mestrado em história moderna (M Phil Early Modern History), mestrado em dramaturgia .F.A Playwriting); mestrado em tradução literária (M Phil in Literary Translation) e mestrado em escritos irlandeses (M Phil in Irish Writing). As candidaturas à bolsa de estudos devem ser enviadas até 2 de maio de 2016. Mais informações no site da Trinity College. 2. Outra opção de bolsa nesta universidade é para o Programa da Fundação Internacional da Trinity College Dublin. Cursos deste tipo são introdutórios e necessários para interessados em estudar em universidades irlandesas. O programa da Trinity College dura um ano e mistura o ensino acadêmico de inglês e conhecimentos em outras áreas como administração, economia e ciências sociais ou engenharia & ciência. São 10 bolsas de 5 mil euros e as candidaturas serão aceitas até o dia 6 de maio. No site há mais informações. 3. A universidade também oferece bolsas para estudantes de administração de 25 mil euros, valor que é revertido em desconto nas mensalidades. Mas é preciso ter dedicação exclusiva aos estudos e participar de todo o programa do curso. Interessados podem se inscrever até o dia 6 de maio. No site da Trinity College há mais informações.
  • 4. University College Dublin

    4 /12(Divulgação/Facebook/University College Dublin)

    1. Há duas bolsas de estudo Global Excellence para brasileiros que cursarem quaisquer um dos mestrados oferecidos no ano letivo 2017/2018. As bolsas são de 100% e 50% e candidatura à bolsa é simultânea à do curso de mestrado. Mais informações no site. 2. Outra opção de opção é a bolsa de estudo Maria Helena Kopschitz é oferecida pela Escola de Língua Inglesa, Teatro e Cinema (School of English, Drama & Film). Anual, a bolsa é voltada para quem quer fazer mestrado em  literatura anglo-irlandesa e teatro. A bolsa cobre todos os custos do curso e oferece 14 mil euros para despesas de vida na Irlanda e 2 mil euros para custos de viagem. Mais informações no site da universidade.
  • 5. Maynooth University

    5 /12(Divulgação/Facebook/Maynooth University)

    A universidade que fica a 30 minutos de Dublin, em Maynooth, oferece bolsas parciais a brasileiros interessados em seus cursos de mestrado. O valor da bolsa é de 2,5 mil euros a 5 mil euros e a seleção leva em conta desempenho acadêmico e habilidades. As candidaturas são recebidas até o dia 30 de junho. Mais informações no site da universidade.
  • 6. University of Limerick

    6 /12(Divulgação/Facebook/University of Limerick)

    1. Qualquer brasileiro que já tenha estudado na universidade tem bolsa de mil euros para continuar os estudos na instituição. 2. A universidade também oferece bolsas de dois semestres de duração para alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no valor de 12 mil euros por ano. A universidade tem planos de estender as bolsas aos alunos da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). 3. Há a bolsa de estudos WB Yeats, oferecida em parceria com a USP, e é resultado de um acordo entre a a Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais da UL (Faculty of Arts, Humanities, and Social Sciences) e a Faculdade de Filosofia, Literatura e Ciências Humanas da USP e é válida para estudantes de graduação. 4. Estudantes com bom desempenho acadêmico também podem conseguir descontos. Nas áreas de Ciências e Engenharia, a mensalidade pode sair pela metade do preço em cursos de mestrado de um ano. Na Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais L (Faculty of Arts, Humanities, and Social Sciences são oferecidas bolsas de 2 mil euros também para cursos de mestrado e na escola de negócios da universidade (Kemmy Business School), as bolsas de estudo oferecidas para quem tem ótimo desempenho são de 1,5 mil euros. Informações sobre as bolsas estão no site da universidade.
  • 7. Griffith College

    7 /12(Wikimmedia Commons/Griffith College)

    A universidade tem campus em Dublin, Cork e Limerick e dá a brasileiros a oportunidade de fazer curso grátis de inglês por três meses. O curso que custaria 1,5 mil euros tem o objetivo de melhorar o domínio do idioma para que seja possível cursar o ensino superior. Para fazer graduação na universidade, brasileiros precisam ter nota 5,5 no IELTS e para mestrado a nota exigida é 6 no mesmo exame. Mais informações no site da Griffith College.
  • 8. Dublin City University

    8 /12(Divulgação/Dublin City University)

    1. Estudantes egressos do programa Ciências Sem Fronteiras recebem 3 mil euros de desconto nos programas de mestrado. 2. A Dublin City University também tem oferta de bolsas de mil euros para mestrados nas áreas de humanas. Mais informações no site da Irish Universities Association (IUA).
  • 9. Dublin Business School

    9 /12(Divulgação/Facebook/Dublin Business School)

    A escola de negócios oferece descontos de mil euros para mestrado e de 500 euros para graduação. Mais informações no site da Dublin Business School.
  • 10. University College Cork

    10 /12(Divulgação/Facebook/University College Cork)

    São oferecidas 23 bolsas de estudo para pós-graduação na Faculdade de Artes, Estudos Celtas e Ciências Sociais (College of Arts, Celtic Studies, and Social Sciences. O valor da bolsa é de 6 mil euros de desconto nas mensalidades.  Mais informações no site da universidade.
  • 11. Waterford Institute of Technology

    11 /12(Divulgação/Facebook/Waterford Institute of Technology)

    O instituto de tecnologia tem bolsas de 3,5 mil euros para mensalidades de novos alunos brasileiros em cursos de mestrado nas áreas de engenharia, ciências da saúde, humanidades e negócios. Os estudantes podem se candidatar até 31 de maio de 2016. Mais informações no site do Waterford Institute of Technology.
  • 12. Agora, confira MBAs que custam menos de 35 mil dólares nos EUA

    12 /12(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:Cursos no exteriorEuropaImigraçãoIrlandaPiigs

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame