Infantojuvenil ou infanto-juvenil? Descubra qual é a grafia correta

O colunista Diogo Arrais explica como escrever a palavra corretamente, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico
 (Getty Images/Getty Images)
(Getty Images/Getty Images)
Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)

Publicado em 07/06/2022 às 15:49.

Última atualização em 07/06/2022 às 16:10.

Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)

Infantojuvenil. É assim a grafia em acordo ao padrão. O leitor encontrará esse registro no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) e nos dicionários (Houaiss, Aurélio) em acordo à ortografia vigente.

O grande mestre Evanildo Bechara, em seu mais recente dicionário de dúvidas da língua portuguesa, é enfático: “Escreve-se junto, sem hífen – livros infantojuvenis”.

LEIA MAIS:

Tal tema evoca a base XV, do Novo Acordo Ortográfico, em relação ao uso de hífen:

Nas palavras compostas por justaposição cujos elementos (substantivos, adjetivos, numerais ou verbos) constituem uma nova unidade morfológica e de sentido, mantendo o acento próprio, ainda que o primeiro elemento esteja reduzido, haverá o uso de hífen: sócio-gerente, arco-íris, afro-luso-brasileiro.

No caso de “infanto”, por não ser um termo autônomo, a norma traz: alguns compostos em que se perdeu a noção de composição grafam-se como uma única palavra. Exemplos:  paraquedas, paraquedista, passatempo e... infantojuvenil.

Para a compreensão, pensemos no termo “socioeconômico”: esse “sócio” não é autônomo; é apenas uma redução de “social”; tem o espírito de prefixo. Por isso, não deve haver uso de hífen: sociopolítico, socioeconômico, sociocultural, sociolinguístico".

Se o termo fosse um substantivo (daí autônomo), teríamos outros possíveis termos, com o uso de hífen: sócio-presidente, sócio-fundador, sócio-torcedor.

Pense novamente no termo “infanto”. Consegue perceber como ele é parte do termo, mas não independente? Assim, o ortográfico é infantojuvenil.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

 

DIOGO ARRAIS

http://www.ARRAISCURSOS.com.br

YouTube: MesmaLíngua

Professor de Língua Portuguesa

Fundador do ARRAIS CURSOS