Carreira

"Desapegamos do crachá e mudamos funções para abraçar carreiras flexíveis”, diz diretora RH da Zamp

Em entrevista sobre sua participação no RH Summit 2024, Mafoane Odara revelou algumas estratégias que estão transformando a máster franqueada do Burger King e Popeyes

Mafoane Odara -  diretora de Pessoas, Cultura e Transformação na ZAMP, (Bússola/Divulgação)

Mafoane Odara - diretora de Pessoas, Cultura e Transformação na ZAMP, (Bússola/Divulgação)

Gabriela Cardoso
Gabriela Cardoso

Repórter na Exame Corporate Education

Publicado em 3 de junho de 2024 às 16h05.

Última atualização em 4 de junho de 2024 às 16h14.

Nos dias 4 e 5 de junho São Paulo será palco de um dos maiores eventos de Recursos Humanos da América Latina. O RH Summit 2024 vai reunir mais de 80 palestrantes para abordar os desafios e as tendências que vão impactar o setor ao longo do ano. 

Uma das palestrantes de destaque desta edição é Mafoane Odara, diretora de Pessoas, Cultura e Transformação na Zamp, que participa do painel "O que o Board Espera do RH" ao lado de Fernando Tourinho, da Bosch Latam, Bernardo Marinho, da IBM Brasil, e Rachel Soares Garcia, da Accenture. 

Acompanhe as palestras online e gratuitas do RH Summit 2024 clicando aqui.

Mafoane vai compartilhar insights valiosos sobre as estratégias de RH que estão trazendo reconhecimento para a Zamp como marca empregadora. Em entrevista à EXAME, ela compartilhou alguns destaques.

Flexibilidade, colaboração e eficácia: os pilares da transformação na Zamp

O RH está no centro das estratégias para dar mais protagonismo à marca Zamp, para além das franquias Burger King e Popeyes, com foco no bem-estar. Desde que assumiu esse desafio, ano passado, Mafoane tem desenvolvido com o time diversas estratégias para impactar positivamente a experiência dos colaboradores e clientes. “Essa mudança organizacional está baseada em três pilares: flexibilidade, colaboração e eficácia," explicou.

A flexibilidade é um componente-chave dessa transformação, abrangendo desde modelos de trabalho híbridos e home office até carreiras mais flexíveis. "Desapegamos do crachá, mudamos nomes de cargos e funções porque entendemos que a organização precisa se estruturar para um mundo com carreiras mais flexíveis," destacou Mafoane. Isso inclui a possibilidade de transições de carreira do campo para o escritório e vice-versa.

Desenvolver as cinco dimensões da liderança é uma prioridade 

A Zamp criou uma área de desenvolvimento organizacional chamada Escola Zamp, que fornece cursos de atualização, capacitação e desenvolvimento para todos os colaboradores e iniciou o projeto com um programa de desenvolvimento para a liderança.

"Focamos em habilidades socioemocionais porque sabemos que ambientes com maior segurança psicológica são mais produtivos e geram mais inovação," destacou. O programa aborda temas como flexibilidade, desenvolvimento, remuneração justa, pertencimento, comunicação e relacionamento.

Mafoane enfatizou a importância de desenvolver também a média liderança, que acredita ser uma posição-chave para a gestão de pessoas, conectando colaboradores às tarefas e os times aos objetivos. “Aqui na Zamp nossos programas de desenvolvimento incluem as cinco dimensões da liderança: presidência, diretoria, gerência, coordenação e toda liderança de campo”, disse ela. 

Mafoane destacou que a rede de fast food é, essencialmente, uma empresa de experiência. "Não vendemos comida, vendemos a experiência de se alimentar e, para gerar conexão por meio da experiência, precisamos ter significado e desenvolver habilidades emocionais em nossos colaboradores," explicou.

Excelência operacional: o objetivo final

Conectando essas estratégias com o tema da palestra do RH Summit, a diretora concluiu que objetivo final do Board é a excelência operacional e que por isso ele espera que o RH forneça os recursos físicos, emocionais e comportamentais necessários para que cada colaborador desempenhe bem suas funções. "Precisamos ter as pessoas no centro dos negócios e investir em desenvolvimento para alcançar a excelência operacional," concluiu.

O RH Summit 2024 vai contar com diversos outros líderes, como a Mafoane, compartilhando cases de sucesso e  práticas inovadoras para transformar o RH em um setor realmente estratégico para as organizações, promovendo bem-estar, desenvolvimento contínuo dos colaboradores e excelência operacional. Entre os principais palestrantes estão diretores de RH do Google, RD Station, Bosch, Aspen, Portobello, IBM, Bayer, Amazon, Natura e Unilever.

Acompanhe tudo sobre:Recursos humanos (RH)Liderança

Mais de Carreira

Quais são os benefícios de um estagiário?

Quais são os direitos de um estagiário?

BAT Brasil abre programa de trainee com desenvolvimento global e salário inicial de R$ 10 mil

A Cultura do Excesso Corporativo: Ela pode estar na sua empresa e você nem sabe; conheça os sinais

Mais na Exame