Conferência vai conectar estudantes de Direito e escritórios

Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas vão recrutar estudantes e formados em Direito durante conferência Ene Jurídico

Boa notícia para estudantes e formados em Direito que querem alavancar a carreira. Ainda esse ano, a Fundação Estudar e o Na Prática promoverão sua primeira conferência de carreiras direcionada para a área jurídica. O evento, chamado Ene Jurídico, acontecerá no dia 26 de outubro, em São Paulo. As inscrições estão abertas até o dia 27 de setembro e podem ser realizadas pelo site da Fundação Estudar.

“Já realizamos duas edições de nossa conferência de carreira Ene, que abraça diversas graduações, e desde 2013 somos parceiros da Feira de Estágio de Direito. Neste ano, unimos o melhor dos dois eventos e criamos a Conferência Ene Jurídico”, conta Leonardo Gomes, da Fundação Estudar.

A área jurídica foi escolhida por ser, na opinião dos organizadores, essencial para o desenvolvimento do país. “Para construir um Brasil melhor, precisamos de muita gente boa atuando nesse setor”, explica Tiago Pizzolo, também da equipe da Fundação Estudar.

A conferência Lá estarão reunidos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas interessados em recrutar novos talentos. Pinheiro Neto, BM&A, Demarest, Mattos Filho, Stocche Forbes, Levy & Salomão, Machado Meyer Sendacz e Opice, Souza Cescon Barrieu & Flesch, Trench Rossi e Watanabe são alguns dos quase 30 escritórios que estiveram presentes na feira de direito do ano passado.

Ainda assim, para Tiago, o objetivo da conferência vai além da própria contratação: “Em tudo que fazemos na Fundação Estudar, colocamos o jovem em primeiro lugar. O que queremos é ajudá-lo a entender quais as trilhas de carreira que ele pode seguir e o que faz mais sentido para a vida dele”.

Ele explica que, além da conversa com os empregadores, os participantes da Ene Jurídico também terão a sua disposição coaches que vão ajudar nas suas reflexões de carreira, e poderão participar de painéis com profissionais de Direito expondo as diferentes possibilidades de atuação na profissão.

Outro diferencial da conferência em relação a feiras de carreira tradicionais é o mapeamento do perfil dos jovens e das empresas. “Antes do dia do evento, os participantes realizam diversos testes de valores e estilo de trabalho”, explica Tiago. Esses testes esclarecem questões importantes na hora da decisão profissional: O que eu valorizo no âmbito de trabalho? Qual o melhor ambiente para mim? Com base nas respostas, todo participante da Ene Jurídico recebe uma indicação dos lugares em que faria sentido trabalhar.

A conferência de carreiras é gratuita e, para participar, serão selecionados duzentos e cinquenta jovens de alto potencial entre todos os inscritos. Podem se inscrever universitários e bacharéis da área de Direito, desde que formados há, no máximo, cinco anos.

Para os aprovados, Tiago dá a dica de não perder a oportunidade de networking oferecida pela feira: “A articulação em rede é muito importante para uma carreira de alto impacto, e, com uma grande concentração de gente boa da área de Direito, a Ene Jurídico é a oportunidade ideal para fazer contatos”.

* este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal de carreira da Fundação Estudar

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.