EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 20 de fevereiro de 2012 às 11h50.
São Paulo – Diferente das pessoas extrovertidas, o tímido tende a gostar mais de escutar do que de falar. Em reuniões, por exemplo, a timidez pode se manifestar de diversas maneiras e fazer com que este profissional não consiga se expressar do melhor jeito. Entretanto, de acordo com Emília Dias, consultora sênior de RH da Ricardo Xavier Recursos Humanos, a timidez pode ser uma vantagem para a carreira de um profissional.
“É possível usar a timidez de forma equilibrada; uma qualidade do tímido é que ele só se coloca quando tem certeza e em momentos oportunos”, afirma Emília.
Confira as recomendações da especialista:
1 Coloque no papel suas observações
Para Emília, o profissional tímido deve anotar tudo que não tem coragem de expor. Essas observações podem ser valiosas para outros momentos. “Sedimente esses detalhes para momentos adequados”, ensina.
2 Antecipe-se para reuniões ou eventos
O profissional deve expor detalhes que seus colegas não repararam, por isso levar anotações com observações que ele considera importantes pode ajudar para que ele não perca o rumo de sua fala.
O frio na barriga ou a gagueira podem atrapalhar o momento em que o profissional resolve falar. Vale até pedir para que um amigo ou colega de trabalho filme a pessoa falando em uma reunião. Dessa maneira é mais fácil identificar se a linguagem corporal ou vícios verbais estão bloqueando seu desempenho.
3 Procure aliados na empresa
“Pessoas tímidas trazem um balanceamento bom para qualquer equipe”, diz Emília. Para ela, o profissional mais retraído “chama o silêncio” em determinados momentos, e consequentemente o foco para uma questão relevante.
Por isso, a especialista recomenda que as pessoas mais tímidas façam parcerias com alguém que seja extrovertida que tenha afinidade.