Carreira

Como fazer inovação aberta? Seja um dos profissionais mais procurados de 2023

Você sabe como aplicar inovação aberta? Líder de Research de renomada empresa do país libera masterclass gratuita sobre o tema; aprenda em 35 minutos

Qualquer corporação que pratica open innovation e for capaz de fazer uma boa gestão dentro de seu setor de atuação terá grandes resultados em 2023 (Andersen Ross Photography Inc/Getty Images)

Qualquer corporação que pratica open innovation e for capaz de fazer uma boa gestão dentro de seu setor de atuação terá grandes resultados em 2023 (Andersen Ross Photography Inc/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2023 às 13h20.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2023 às 13h41.

Você já ouviu falar em inovação aberta? Em meio à crise do Covid-19, algo surpreendente aconteceu. As empresas começaram a se unir com o intuito de gerar valor, antes de gerar dinheiro.

Hoje, o que vemos no Brasil é um ecossistema de open innovation ativo, com números que servem até de benchmarking internacional. Como por exemplo, o fato de que em 2022 o Brasil ultrapassou a marca de 7 mil corporações e 25 mil startups colaborando entre si em processos de inovação.

O melhor de tudo, é que isso envolveu um total de cerca de 200 mil pessoas ao longo do ano. E essa curva está crescendo de forma absurda. Afinal, em 2022 o país teve mais relacionamentos de open innovation com startups do que na soma de todos os anos anteriores - 2016 até 2021 - segundo ranking do Open Startups.

Você quer aprender como fazer inovação aberta e acelerar sua carreira em inovação? Em parceria com profissionais da ACE, a Future Dojo lançou uma masterclass gratuita sobre o tema. O Líder de Research de ACE Cortex ensina “o que é e como aplicar em sua empresa”. Clique aqui para conferir.

Porque as empresas precisam de profissionais de inovação aberta?

Como vimos, o Brasil está em uma crescente exponencial de inovação aberta. E esse crescimento tem impacto direto na sociedade ao movimentar recursos financeiros, impulsionar a inovação no país e gerar milhares de empregos.

Esse último ponto, talvez seja o mais importante para você que deseja subir de nível em sua carreira. Porque com isso tudo, o maior desafio interno das empresas é a construção de um time eficiente.

Veja também: 3 aprendizados da vida real em inovação aberta

Mais do que nunca as empresas precisam de profissionais que sejam capazes de entender e gerar valor junto com essas startups do ecossistema.

Ou seja, qualquer corporação que pratica open innovation e for capaz de fazer uma boa gestão dentro do seu setor de atuação, terá grandes resultados em 2023.

Pensando nisso, quando você pesquisa por “inovação aberta” em cargos do Linkedin, a maioria dos cargos que aparece são de coordenadores, gerentes e consultores com inovação aberta sendo um dos requisitos essenciais para o cargo.

Como fazer inovação aberta?

Apesar do seu crescimento, a inovação aberta - se não feita da maneira correta - ainda pode gerar frustração entre parceiros e funcionários. Em muitas empresas vemos espécies de hackathons e outras formas para gerar um monte de ideias criativas que nunca chegam ao ponto de implementação.

Veja também: O que é quais os formatos de inovação aberta.

Mesmo assim, as empresas continuam tentando. Afinal os benefícios da inovação aberta são gigantes, como por exemplo:

  • Ficar à frente da concorrência
  • Melhorar a diversidade de experiências
  • Obter feedback direto de clientes e parceiros
  • Compartilhar conhecimento e criar networking
  • Divulgar sobre seu negócio dentro da sua área de atuação

Unindo esses 2 pontos e a fim de unir profissionais e empresas interessados, a Future Dojo lançou uma masterclass gratuita sobre o tema. Em apenas 35 minutos você pode aprender “Como aplicar a inovação aberta” com o líder de research da ACE Cortex, André Augusto. Clique aqui para conferir.

Segundo o professor, 87% das parcerias de open innovation são com startups. E ele vai te ensinar os 5 passos para trabalhar em parceria com esses negócios:

  • Contratação de startups como fornecedores
  • Contratação de startups como impulsionadores de inovação
  • Estratégia go-to-market conjuntas
  • Investimentos em startups
  • Aquisição de startups

Além disso, ao final da aula você vai ser capaz de:

  • Aplicar os princípios da inovação aberta em qualquer empresa
  • Entender os problemas que podem ser resolvidos com esse modelo
  • Comunicar e envolver outras pessoas sobre seu benefícios

Você tem interesse em assistir? Então clique aqui ou no link abaixo:

Quero aplicar inovação aberta

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões