Exame Logo

Certificação CEA: como se tornar um especialista em investimentos

75% dos cargos em instituições financeiras têm a CEA como requisito obrigatório, e esse número só aumenta. Entenda como obter a certificação, como é a prova e como se preparar para a carreira de especialista em investimentos.

(Tom Werner/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2022 às 17h03.

Última atualização em 2 de maio de 2022 às 21h33.

O mercado financeiro é um dos que mais cresceu no Brasil, principalmente nos últimos anos. Não é à toa que o número de pessoas físicas na bolsa já passou da marca dos 4 milhões e, cada vez mais, o brasileiro tem buscado nos investimentos uma forma de garantir um futuro financeiro mais seguro.

Junto dessa democratização do acesso aos investimentos, o número de profissionais interessados em trabalhar na área também aumentou. Por isso, para aqueles que desejam ter sucesso no mercado, se especializar e se qualificar constantemente é essencial.

Hoje, a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é responsável por emitir as certificações mais importantes do mercado, como CPA 10, CPA 20 eCEA. Sendo a última a mais procurada quando o desejo é se tornar um assessor de investimentos.

Entenda como funciona a certificação CEA e como ser certificado pela ANBIMA:

O que é CEA Anbima e o que faz um especialista em investimentos?

CEA é a sigla para Certificação de Especialista em Investimentos Anbima e é uma certificação criada para habilitar o profissional do mercado financeiro a atuar como especialista de investimentos.

Basicamente, aqueles que possuem a certificação CEA em mãos, podem:

A EXAME Academy pode encurtar o seu caminho até a aprovação na CEA. Clique aqui e saiba como.

Mas por que ter a certificação CEA?

Apesar de não ser regra em todas as empresas e cargos do mercado financeiro, a certificação é obrigatória para aqueles que desejam subir na carreira (ou muitas vezes até começar uma) em empresas que seguem o código da Anbima, por exemplo.

Além disso, hoje, a certificação jáé requisito obrigatório em 75% das vagas de consultoria de investimentos em instituições financeiras do Brasil. Não vale a pena arriscar não ter, certo?

Qual o salário de um profissional com certificado CEA?

Como os certificados pela CEA podem atuar em diferentes funções e empresas, não existe um salário padrão. No entanto, as certificações contribuem, sim, para maiores salários! Em média, pode-se dizer que o salário de um gerente com a CEA começa em R$7 mil + benefícios + bônus.

Hoje, no Brasil, apenas 5 mil profissionais são certificados com a CEA, um número baixo se compararmos com a CPA 10 e CPA 20. O que também pode ser uma grande vantagem na hora de aplicar para uma vaga de emprego ou vender os seus serviços de assessoria.

Se especialize no mercado de investimentos e comece a conquistar salários maiores com a certificação CEA. Saiba como.

Qual a diferença entre CEA e CFP?

Por existirem muitas certificações no mercado financeiro, é comum ficar indeciso sobre qual fazer primeiro. Reunimos aqui as principais opções e em quais casos ela são necessárias:

Como é a prova da CEA e quais conteúdos caem?

A prova da CEA aborda conteúdos específicos do mundo dos investimentos e, diferente de provas da CPA 10 e CPA 20, tem um enfoque maior em matemática financeira.

A prova possui 70 questões de múltipla escolha, divididas em 7 módulos diferentes e o participante tem 3h30 para respondê-las. São os módulos:

  1. Sistema financeiro nacional e regulação dos mercados;
  2. Fundamentos de economia, finanças e estatística;
  3. Produtos de renda variável, renda fixa e contratos derivativos;
  4. Fundos de investimento;
  5. Gestão de carteira e risco;
  6. Planejamento de investimento;
  7. Produtos de previdência complementar.

Para fazer a inscrição para a prova da CEA, basta acessar o site da Anbima, fazer o pagamento e agendar o dia e o horário da prova (que vão depender do estado e da cidade do candidato).

Para ser aprovado, o candidato precisa atingir no mínimo 70 acertos na prova. Ou seja, das 70 questões, é necessário acertar pelo menos 49 para obter a certificação. Além disso, vale lembrar que é possível utilizar a calculadora HP para a realização das provas.

A validade do certificado CEA é de cinco anos. Passado esse tempo, é preciso fazer um curso oferecido pela Anbima com duração de 60 horas para manter o certificado.

Comece hoje a estudar para a prova da CEA e garanta sua aprovação com a EXAME Academy

Como se preparar para a prova da CEA?

Você já entendeu a importância de obter a certificação CEA e sabe que ela pode ser uma divisora de águas na sua carreira dentro do mercado financeiro. No entanto, conquistá-la não é simples.

De acordo com a própria Anbima, o percentual de aprovação na prova é de apenas 40% e mais de 75% dos candidatos dizem achar a prova muito difícil. Por isso, o período de estudos e preparação deve ser de muito comprometimento. O candidato pode optar por estudar sozinho, refazendo provas antigas e se aprofundando nos conteúdos.

Mas se quiser mesmo aumentar as suas chances de passar, terá que investir em um curso preparatório. Nele, o candidato tem acesso a simulados, aulas com professores especialistas e a garantia de ter estudado todo o conteúdo antes da prova.

Curso Preparatório para CEA da Exame Academy

Em parceria com o maior especialista em certificações financeiras do mercado, Edgar Abreu, a Exame Academy lançou o Curso Preparatório CEA a fim de ajudar você a conquistar a tão sonhada certificação de especialista em investimentos. Para garantir a sua aprovação, o curso foi dividido em 7 módulos e disponibiliza:

Com mais de 250.000 alunos aprovados, o curso preparatório da Exame Academy é um dos melhores no mercado e está com vagas abertas para garantir a sua aprovação no CEA! Para se inscrever e obter mais informações, clique aqui ou no botão abaixo:

QUERO ME INSCREVER NO CURSO PREPARATÓRIO PARA A CEA!

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame