Exame Logo

Carreiras quentes: veja as profissões que devem liderar as contratações em 2025

Guia Salarial da Robert Half apresenta tendências de recrutamento em oito áreas e projeções salariais para diferentes de cargos – veja em qual área apostar no próximo ano

O agronegócio, tradicional motor da economia brasileira, mantém sua relevância e será um dos destaques de 2025, segundo o guia (Nastasic/Getty Images)

Publicado em 21 de novembro de 2024 às 14h23.

O mercado de trabalho no Brasil em 2025 apresenta perspectivas promissoras, de acordo com o Guia Salarial da Robert Half. Em sua 17ª edição, o estudo aponta que44% das empresas planejam abrir vagas permanentes no próximo ano, enquanto 32% preveem ampliar contratações temporárias para projetos de até seis meses.

Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, observa que o Brasil atravessa um momento peculiar no mercado de trabalho. “Com taxas de desemprego em níveis historicamente baixos, somadas à escassez de talentos qualificados e um sentimento de insegurança generalizado, o recrutamento especializado se torna uma ação estratégica. Já observamos um incremento significativo no salário-base, entre 20% e 30%, em propostas de mudança de emprego”, afirma.

Veja também

Setores em alta impulsionam novas contratações

O agronegócio, tradicional motor da economia brasileira, mantém sua relevância e será um dos destaques de 2025, segundo o guia. O setor de óleo e gás, em plena expansão, também se posiciona como estratégico, impulsionado pela alta demanda global e investimentos em novas tecnologias.

O mercado de infraestrutura segue a mesma tendência. Recentes concessões e leilões no país vêm injetando recursos na economia, criando um ambiente favorável para contratações e projetos de grande porte. Outros setores promissores incluem saúde e equipamentos médicos, além do segmento de atacarejo e bens de consumo, que continuam a crescer para atender às mudanças no comportamento do consumidor.

Habilidades em alta e impacto salarial

A escassez de profissionais qualificados tem gerado pressões salariais significativas, particularmente em setores que demandam alta especialização. De acordo com Mantovani, a falta de talentos capacitados, aliada à necessidade de inovação, tem levado empresas a oferecerem aumentos de até 30% para atrair os melhores profissionais.

O Guia Salarial 2025 destaca ainda que, além de conhecimentos técnicos, habilidades comportamentais, como resiliência, adaptabilidade e trabalho em equipe, são cada vez mais valorizadas. Esses atributos se tornam essenciais para enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação.

Veja as profissões em alta para 2025

(Fonte: Guia Salarial 2025 da Robert Half/valores em reais)

ENGENHARIA

FINANÇAS E CONTABILIDADE

JURÍDICO

MERCADO FINANCEIRO

RECURSOS HUMANOS

SEGUROS

TECNOLOGIA

VENDAS E MARKETING

Metodologia - Guia Salarial 2025

O Guia Salarial 2025 da Robert Half utiliza uma abordagem baseada em faixas percentuais para apresentar os salários de diferentes cargos, considerando uma série de fatores relacionados à qualificação e experiência dos profissionais. As faixas salariais são organizadas em três percentis: 25º (profissionais em início de carreira), 50º (representa um nível intermediário, mas não necessariamente a mediana salarial) e 75º (profissionais altamente qualificados com vasta experiência).

Os critérios usados para classificar os profissionais em cada faixa levam em conta:

As faixas salariais são baseadas em análises detalhadas do mercado de trabalho e entrevistas com empresas de tamanho P, M e G, além de dados coletados pela Robert Half ao longo dos últimos anos.

Empresas do tamanho P/M (pequena/média) possuem faturamento de até R$ 500 milhões e G (grande) - acima de R$ 500 milhões.

*Exceção para escritórios na área jurídica: Pequeno porte/boutique (de 1 a 30 advogados). Médio porte (de 30 a 150 advogados). Grande porte (acima de 150 advogados).

Veja as 7 profissões mais antigas do mundo que existem até hoje

Acompanhe tudo sobre:profissoes-em-altaProfissõesfuturo-do-trabalho

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame