Clube ESG: Green Skills devem remodelar o mercado de trabalho
Andréa Cruz, CEO da Serh1, apontou que gestão de riscos ambientais e políticas climáticas serão exigências para líderes empresariais, em encontro promovido pela EXAME
Andrea Cruz, CEO da Serh1: "Antes, conhecimento em green skills era restrito a especialistas em sustentabilidade. Agora, será uma exigência para qualquer líder" (Fernando Frazão/Exame)
Pela primeira vez, o documento destacou a importância dos profissionais do futuro terem a habilidade de resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
“Estamos passando por uma grande transformação socioeconômica, similar à Revolução Industrial, mas muitos não tem a noção do impacto". A avaliação é de Andréa Cruz, CEO da Serh1, convidada para debater a empregabilidade em grupos diversos e trazer perspectivas para quem quer mudar de trajetória profissional no Clube ESG, promovido mensalmente pela EXAME.
O que despertou a escolha do tema foi a discussão em torno do etarismo, após o último encontro ter tratado sobre o livro "Cada vez mais forte: Como encontrar sucesso, felicidade e propósito na segunda metade da vida", de Arthur C. Brooks. O preconceito contra indivíduos com base na sua idade atinge especialmente os idosos e é uma realidade que os exclui e discrimina em oportunidades de emprego.
Segundo Andrea, o futuro do trabalho desafia tanto profissionais quanto empresas e a requalificação se torna uma necessidade urgente.
O relatório apresentado em Davos reforça este cenário: em 2025, 37% dos trabalhadores precisarão aprimorar suas habilidades para manter seus empregos, enquanto 21% deverão ser realocados para novas funções. Além disso, 79% das empresas afirmam estar dispostas a investir em requalificação profissional, e 68% buscam talentos com perfis especializados.
Participantes do primeiro encontro do Clube ESG EXAME em 2025. (Eduardo Frazão/Exame)
As 10 habilidades mais valorizadas
Como as macrotendências impactam os empregos e as competências exigidas pelos profissionais do futuro? O relatório traz as 10 habilidades mais demandadas para os próximos anos. Entre elas, estão pensamento analítico e inovação, resolução de problemas complexos, criatividade e liderança. Mas a executiva chamou atenção para a inclusão da resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
"Isso é muito significativo, porque mostra que a pressão do mercado de trabalho não vai diminuir, e sim aumentar", disse.
Além disso, as empresas esperam que profissionais dominem o uso e programação de tecnologia, pensamento crítico e ideação. Em um mundo cada vez mais incerto, a capacidade de se reinventar e buscar aprendizado contínuo será essencial.
Green Skills são uma tendência
Outro ponto inédito no relatório foi a inclusão do conceito de Green Skills, ou as conhecidas 'habilidades verdes', mostrando que o desenvolvimento sustentável remodelará o mercado de trabalho. A mitigação das mudanças climáticas é vista como o terceiro fator mais transformador da economia global, impactando 47% das empresas até 2030.
Andrea reforça que essa não é mais uma questão restrita aos setores ambientais.“Se um CEO não souber lidar com a transição verde, ele não faz parte do futuro da organização", destacou Andréa.
[grifar]Isso significa que executivos precisarão dominar temas como gestão de riscos ambientais, políticas climáticas e regulamentações, inovação sustentável e eficiência energética e economia circular.
Para a executiva, esse novo cenário exige que os profissionais repensem suas qualificações. “Antes, esse conhecimento era restrito a especialistas em sustentabilidade. Agora, será uma exigência para qualquer líder empresarial", ressaltou.
Diversidade e ESG precisam sair do discurso
A CEO da Serh1 também destacou a necessidade de integrar os princípios da agenda ESG e a diversidade à cultura organizacional. Muitas empresas ainda tratam das questões como áreas isoladas, sem incorporá-las de fato à estratégia do negócio.
“Diversidade não pode ser apenas um setor. Assim como aconteceu com a tecnologia no passado, essa pauta precisa ser parte da cultura da empresa.” Segundo Andréa, companhias que ignorarem essa agenda enfrentarão problemas financeiros, regulatórios e reputacionais.
Combate ao etarismo
Em relação à transição de carreira para profissionais acima dos 40 anos, Andrea destacou três fatores críticos para quem deseja continuar competitivo no mercado:
Saúde emocional: A mudança pode ser desgastante e grande parte dos profissionais enfrenta instabilidade psicológica.
Saúde financeira: Estar financeiramente preparado permite escolhas estratégicas. “Não é sobre ser milionário, mas sobre estar em paz com o seu padrão de vida”, disse Andrea.
Aprendizado contínuo: O mercado exige atualização constante, considerando as transformações socioeconômicas.
Empatia estratégica
A executiva também ressaltou que as empresas não podem ignorar o impacto social de suas atividades.“Negócios que não cuidam do entorno não vão continuar crescendo. Se a comunidade não se desenvolve, o impacto negativo volta.”
Ela cita como exemplo a resposta de negócios às enchentes históricas no Rio Grande do Sul, quando as companhias precisaram redirecionar seus esforços para auxiliar a população. Esse conceito, o qual ela chamou de empatia estratégica, demonstra a necessidade de flexibilidade e tomada de decisão rápida em tempos de crise.
Diante dessas transformações, Andréa reforça que não há espaço para inércia. “O futuro do trabalho não é uma previsão distante. Ele já começou, e só quem souber se adaptar continuará relevante.”, concluiu.
1/49
Operação da Caramuru, em Sorriso, no Mato Grosso
(Caramuru em Sorriso)
2/49
3Tentos: vencedora na categoria Agronegócio
(3Tentos: vencedora na categoria Agronegócio)
3/49
SLC
(SLC)
4/49
CD - Centro de Distribuição do Mercado Livre - ML - em Cajamar SP
foto: Leandro Fonseca
data: 26/07/2021
(MERCADO LIVRE)
5/49
(Pao de Acucar Turns to Malls for Grocery Boost)
6/49
Magazine Luiza: vencedora da categoria Atacado, Varejo e E-commerce
(Magazine Luiza)
7/49
(size_960_16_9_randon-460-310-jpg.jpg)
8/49
Weg: a fabricante de motores e equipamentos da indústria de energia subiu 15,43%
(IMG_8525)
9/49
Em 2006 foi anunciada a descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, na área de TUPI - hoje campo de Lula
(size_960_16_9_em_2006_foi_anunciada_a_descoberta_de_petroleo_no_pre-sal_da_bacia_de_santos_na_area_de_tupi_-_hoje_campo_de_lula.jpg)
11/49
Ana Maria Braga, apresentadora
(size_960_16_9_apresentadora_ana_maria_braga.jpg)
12/49
12 - Tupy
(size_960_16_9_motor-tupy.jpg)
13/49
Linha de produção da Tupy: R$ 1,3 bilhão em novos contratos
(Linha de produção da Tupy Fundições.)
14/49
(Vibra Energia S.A (VBBR3))
15/49
Raízen: Fitch destacou que espera uma solução de curto prazo para a injeção de capital na empresa
(logo_raizen_Totem_Rondonópolis_divulgacao)
16/49
Ultragaz: vencedora na categoria Petróleo, Gás e Químico
(Ultragaz: vencedora na categoria Petróleo, Gás e Químico)
17/49
Allos: destaque na categoria Construção civil e Imobiliário
(Allos: destaque na categoria Construção civil e Imobiliário)
18/49
Canteiro de obra da Tegra: empresa aderiu a princípios da ONU Mulheres, que preveem representatividade feminina em cargos de liderança
Mulheres da Tegra: um programa para estimular o debate sobre diversidade de gênero, empoderamento feminino e políticas inclusivas
(TEGRA PUBLICAÇÃO)
19/49
MRV: as ações da construtora recuaram 40,52%
(MRV)
20/49
Engie
(Engie)
21/49
XinJian Chen, diretor-presidente da CPFL Renováveis: “A iniciativa tem um significado importante para contribuir com o bem-estar da população local e levar dignidade e segurança hídrica para os moradores”
(OK_210511_CPFL_Xin_Jian_0074 (2) copy)
22/49
EDP já produziu sua primeira molécula de H2V no Brasil — mais especificamente, na unidade de geração que mantém em São Gonçalo do Amarante (CE)
(ENERGIA-5)
23/49
(boticario melhores do esg)
24/49
Natura: empresa divulga balanço após o fechamento do mercado
(5. Natura)
25/49
Cremes para pele da L'oreal
(size_960_16_9_cremes-loreal.jpg)
26/49
(AVB Profissionalização - SITE)
27/49
Leandro Faria, gerente-geral de sustentabilidade da CBA; Ricardo Carvalho, CEO da CBA; e David Canassa, diretor executivo da Reservas Votorantim
Foto: Leandro Fonseca
data: setembro 2022
(Nova Iorque - New Yorque - USAFoto: Leandro Fonsecadata: setembro 2022)
28/49
Flávia Souza, diretora global de suprimentos da Gerdau
(Flávia Souza, diretora global de suprimentos da Gerdau (2)_credito)
29/49
Gupo Malwee: destaque na categoria Moda e Varejo
(Gupo Malwee: destaque na categoria Moda e Varejo)
30/49
(Arezzo (1))
31/49
(Renner)
32/49
Operação da Klabin: primeira do setor a certificar o manejo florestal
(RankingHistorico_11)
33/49
(Suzano (SUZB3) anuncia programa de recompra de ações)
34/49
Foto: Dexco/ Divulgação
(Floresta Dexco MG)
35/49
Sede da Ambipar, em Nova Odessa (SP): água da chuva é usada para abastecer caminhões-pipa
(imagem (2))
36/49
Sabesp: Interessados em ser acionistas de referência começam a agendar encontros com investidores de mercado
(sabesp)
37/49
Estação de tratamento de esgoto, em Manaus: investidores estrangeiros qualificados, como o CIG, que detém participação na empresa de saneamento Aegea, exploram o mercado brasileiro
(SANEAMENTO-2)
38/49
A redes de laboratórios Fleury (FLRY3)
(A redes de laboratórios Fleury (FLRY3))
39/49
Hospital Israelita Albert Einstein: vencedor na categoria Saúde
(Hospital Israelita Albert Einstein: vencedor na categoria Saúde)
40/49
Oncoclínicas: alíquota prevista era de 34%, mas ficou menor, em 26%
(Foto: Divulgação)
(Oncoclínicas BH)
41/49
Anderson Valadares, superintendente da Porto Seguro: foco em diversidade e estratégia de colocar as pessoas no centro do negócio garantem resultados
(ED1264_ESG_2_2)
42/49
Iupar, holding que detém o controle do Itaú, vencedor na categoria de bancos
(Agência do Itaú)
43/49
Santander é um dos destaques no Melhores do ESG
(Santander)
44/49
(Portugal Telecom Says Telefonica's $7 Billion Vivo Offer Is "Insufficient")
"Precisamos atuar antes que as crises aconteçam": VP da gigante de bebidas revela redução de 50% no consumo hídrico e recuperação de sete bacias brasileiras
Companhia já tem metade dos cargos de liderança ocupados por mulheres e quer ampliar participação em posições de gerência e diretoria nos próximos anos
Com transição de La Niña para possível El Niño, previsão indica mudanças no regime de chuvas e temperaturas com impactos para setores estratégicos da economia