Canadá recruta brasileiros interessados em trabalhar e morar lá
Há 200 oportunidades em cargos de tecnologia, enfermagem e usinagem na província de Québec. Confira como se inscrever
Camila Pati
Publicado em 25 de novembro de 2018 às 05h00.
Última atualização em 20 de janeiro de 2020 às 11h59.
São Paulo - Brasileiros que trabalham das áreas de TI, saúde e usinagem que falem francês têm boas chances de carreira na província de Québec, no Canadá . Empresas da cidade de Quebec têm 200 vagas abertas e, por isso, a agência de Desenvolvimento Econômico da cidade de Québec – Québec Intern ational está promovendo a segunda missão de recrutamento virtual deste ano, com foco em profissionais da América Latina, Europa e Norte da África.
As inscrições abertas até o dia 6 de janeiro de 2019. Os currículos devem ser cadastrados pelo site Quebec em Tete. A agência de desenvolvimento já fez duas missões de recrutamento no Brasil só em 2018: uma presencial no mês de abril e outra com recrutamento virtual como essa. Na de abril, foram 100 brasileiros contratados.
"Na missão virtual em setembro deste ano, recebemos candidatos de 90 países, mas 25% dos candidatos escolhidos pelas empresas para passar as entrevistas foram brasileiros", diz Janaina Kamide, conselheira em atração de talentos da Québec International.
A partir de amanhã e até o dia 5 de dezembro, equipes da Québec internationale do Ministério de Imigração do Québec promovem palestras informativas em São Paulo (SP), Campinas (SP) e Curitiba (PR), para esclarecer dúvidas sobre o mercado dessa região canadense, que é a única em que se fala francês. No site do ministério é possível fazer a inscrição para participar das palestras.
Contratos de trabalho oferecidos são temporários
Os contratos oferecidos pelas companhias são temporários e variam entre um e três anos, com possibilidade de renovação dependendo da demanda de cada empresa. Os selecionados vão receber suporte das empresas contratantes para todos os trâmites e gastos do processo de imigração.
A conselheira diz que os salários oferecidos são atrativos. "Os trabalhadores estrangeiros têm os mesmos direitos e salários que um trabalhador local", diz Janaína, lembrando que o custo de vida na região de Québec é um dos menores da América do Norte. "Isso ajuda muito no poder de consumo por aqui", diz.
As vagas são todas para trabalhar na cidade de Québec e região metropolitana e, assim como nos outros anos, os setores em destaque são TI e usinagem. Confira quais são as áreas e os cargos com mais oportunidades:
Tecnologia da informação: 150 vagas
• Analistas, programadores, desenvolvedores, JAVA, .NET e BI
• Analistas funcionais
• Consultores SAP
Usinagem: 47 vagas
• Soldadores
• Operadores de maquinas CNC
• Eletromecanicos
Saúde: 31 vagas
• Serviço social
• Cuidadores de pessoas debilitadas
A seleção é inteiramente online
O currículo em francês deve ser cadastrado no site Quebec em Tête, gratuitamente, onde estão publicadas as vagas. Após a triagem, os profissionais poderão ser chamados para entrevistas com gestores das empresas, realizadas por videoconferência no Skype entre os dias 18 de fevereiro e 1º de março de 2019.