British Council está com bolsas de estudos para brasileiras em universidade do Reino Unido
O programa é voltado para cursos de mestrado na área de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, na sigla em inglês), com o intuito de aumentar a representatividade feminina no segmento
Modo escuro
Reino Unido: British Council está com bolsa para mulheres latinas em universidades do país (Getty Images/Getty Images)
Publicado em 3 de março de 2023, 12h11.
Última atualização em 3 de março de 2023, 12h17.
O British Council, organização internacional do Reino Unido, está com inscrições abertas para o programa British Council Scholarships for Women in STEM, que oferece bolsas de estudos para mulheres latino-americanas em universidades britânicas.
A estimativa é que sejam concedidas 100 bolsas de estudos para o programa que incluem, além da cobertura de custos com matrículas e mensalidades nas universidades, suporte em despesas como traslado aéreo, estadia, alimentação, vistos e plano de saúde. Há, ainda, um apoio especial voltado para estudantes que são mães.
O subsídio é exclusivo para cursos de mestrado na área de na área de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, na sigla em inglês) com o intuito de aumentar a representatividade feminina no segmento.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura Científica (UNESCO), menos de 30% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres e apenas 30% das alunas optam por seguir em áreas relacionadas a STEM no ensino superior.
“O British Council elaborou este programa para abordar questões de representação de mulheres em áreas específicas de STEM e a falta de referências femininas na academia e na indústria. Em países como o Brasil, embora haja um número significativo de mulheres nas universidades, apenas 2% avançam para ocupar cargos de alto escalão em Ciência e Tecnologia,” afirma Camila Morsch, diretora de engajamento cultural do British Council nas Américas.
Como funciona o programa de bolsas do British Council?
Exclusivamente para o Brasil, as bolsas estão concentradas na University of Birmingham, cidade localizada a 190 quilômetros de Londres, e têm um enfoque majoritário na área da Saúde, em cursos como Saúde Pública, Métodos de Pesquisa em Saúde e Microbiologia e Infecções, entre outros.
Também fazem parte do programa outras universidades do Reino Unido, que tem inscrições abertas para os outros países da América Latina, como a Brunel University London e Anglia Ruskin University, com linhas de pesquisa voltadas para Engenharia e Tecnologia.
Além de mulheres brasileiras, podem se inscrever também candidatas de países latino-americanos como México, Colômbia, Cuba, Jamaica, Venezuela, Peru e Argentina. Na última edição do programa, cinco brasileiras foram selecionadas e a expectativa é que outras cinco bolsas sejam concedidas neste ano.
Quem pode se inscrever nas bolsas de estudos do British Council?
As inscrições para o programa da British Council devem ser feitas diretamente junto à universidade de interesse das candidatas. Este é o link para as candidatas brasileiras no site da Universidade de Birmingham.
Cada instituição possui um prazo-limite próprio para o envio das candidatura e, por isso, há uma recomendação de checar individualmente o prazo específico para os cursos de interesse. Para o programa da Universidade de Birmingham as inscrições vão até o dia 31 de março.
Os critérios de seleção e a lista completa de cursos disponíveis para candidatura podem ser consultados no site do British Council.
Créditos
Mais lidas em Carreira
Últimas Notícias
Brands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais