Berlim, capital da Alemanha: país é o 4º do mundo a receber o maior número de estudantes internacionais e tem bolsas a estudantes brasileiros (Sean Gallup/Getty Images)
Leo Branco
Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 11h24.
A Alemanha é, hoje em dia, o 4º país do mundo a receber o maior número de estudantes internacionais. E uma das oportunidades mais interessantes para brasileiros fazerem intercâmbio por lá está com inscrições abertas.
Esse é o programa de bolsas de estudos para cursos de pós-graduação relacionados ao desenvolvimento (também conhecido pela sigla EPOS).
Essas bolsas de estudos são oferecidas pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), que é o órgão do Governo da Alemanha responsável pelos intercâmbios do país.
Em tradução livre, a sigla DAAD significa Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, e essa organização oferece diversas bolsas para pós-graduação no país germânico.
O objetivo dessa bolsa de estudos é oferecer capacitação e qualificação na pós-graduação para alunos de países em desenvolvimento. A ideia é formar especialistas bem treinados que vão fazer parte de uma rede mundial de parcerias, colaborando para um futuro com menos pobreza, mais educação e mais saúde para todos.
Dezenas de países têm estudantes elegíveis para essa bolsa de estudos na Alemanha, como por exemplo:
Além de ser oriundo de um dos países em desenvolvimento (confira a lista completa das nações participantes aqui), o estudante também deve, obrigatoriamente, ter mais de dois anos de experiência profissional para concorrer a essa bolsa de estudos.
As bolsas terão duração entre um e três anos e meio de curso de pós-graduação, de acordo com cada programa de estudos.
O valor da bolsa também varia, dependendo do nível académico. No caso de estudantes de mestrado, o valor será de 934 euros por mês (cerca de R$ 5.177); já para alunos de doutorado, o repasse pode chegar a 1.200 euros (aproximadamente R$ 6.652 na cotação atual). Esse recurso é para cobrir as anuidades do curso de pós.
Os estudantes podem receber valores adicionais para arcar com o seguro de saúde e subsídio de viagem aérea. Em alguns casos especiais, os bolsistas também terão direito a uma bolsa para o aluguel e para acompanhantes da família, como cônjuges ou filhos.
A seleção dos alunos será feita com base nos requisitos acadêmicos, com preferência para estudantes de destaque, com boas notas e que desempenham funções relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
De acordo com o DAAD da Alemanha, o bolsista ideal tem o seguinte perfil:
O interessado também deve comprovar a proficiência do idioma alemão ou inglês, de acordo com o curso escolhido.
Para aulas em alemão, a bolsa inclui um curso preparatório da língua de 6 meses na Alemanha e é necessário apresentar, no mínimo, nível B1 para aplicar.
Já para os cursos ministrados em inglês, o estudante deve ter um nível 6 no IELTS ou, pelo menos, 550 no TOEFL (o TOEFL acadêmico não é aceito para esse programa).
As candidaturas devem ser enviadas diretamente para o curso desejado, no site das universidades parceiras, e por isso, o prazo varia bastante.
Alguns cursos com inscrições abertas são os seguintes:
E, além dos cursos de pós-graduação 2023/2024, outras oportunidades vão receber inscrições neste ano para o período letivo 2024/2025. A lista completa das vagas de mestrado e doutorado pode ser conferida no site oficial.
Para se inscrever, os alunos devem enviar os documentos para a universidade de interesse. A partir daí, um comitê de seleção vai indicar possíveis candidatos a uma bolsa e esses alunos são informados para que enviem os documentos para o portal do DAAD.
Junto à documentação, o estudante vai precisar enviar:
Alguns cursos podem exigir documentação adicional. Por isso, é importante verificar o edital de cada programa de mestrado ou doutorado.