Acompanhe:
seloCarreira

Cinco tendências de carreira que podem mudar seu futuro

Maturidade, proatividade e autoconhecimento são as competências comuns a qualquer área de atuação que passarão a ser cada vez mais exigidas pelas organizações no momento da contratação

Modo escuro

Continua após a publicidade
Organizações buscam aqueles cujas carreiras somam autoconhecimento, senioridade e proatividade às chamadas hard skills (Tim Robberts/Getty Images)

Organizações buscam aqueles cujas carreiras somam autoconhecimento, senioridade e proatividade às chamadas hard skills (Tim Robberts/Getty Images)

F
Future Dojo

Publicado em 25 de março de 2022 às, 12h55.

Última atualização em 29 de março de 2022 às, 10h11.

Graduação, especialização, MBA, fluência em dois idiomas, experiência internacional e um cargo de liderança em uma grande empresa. Esse já foi o perfil mais buscado entre os recrutadores, não fossem as constantes transformações no mercado de trabalho, aceleradas pela pandemia. Hoje, as organizações tentam pinçar, a todo custo e entre tantos profissionais, aqueles cujas carreiras somam autoconhecimento, senioridade e proatividade às chamadas hard skills. 

Quem conseguiu se antecipar a tendências mapeadas para os próximos três anos caminha a largos passos daqueles que achavam que o futuro do trabalho demoraria a chegar. Não necessariamente comem poeira, mas com certeza buscam fôlego extra para sobreviver diante da concorrência. E será que existe uma fórmula para se preparar para o novo mercado?

De acordo com Alexandre Pellaes, professor e pesquisador em novos modelos de gestão e futuro do trabalho, não. Há, contudo, formas de agilizar o processo. Para o especialista, a tendência de lifelong learning, cuja base é o aprendizado contínuo, pode ser o diferencial para conquistar o tão desejado sucesso na carreira. “Além da parte técnica, é preciso desenvolver o lado social, comportamental, de relacionamento e da consciência do papel que cumprimos na organização e na sociedade”.

Para se tornar o profissional desejado e do futuro hoje, conheça o Projeto Carreira dos Sonhos, da Future Dojo: Clique aqui para saber mais

As corporações passaram a buscar não só o que os profissionais fazem, mas como fazem e como se preparam para os desafios do dia a dia. Será cada vez mais comum explorar o diferencial do candidato por meio de ações que representam, na prática, o que é descrito no momento da entrevista. “A empresa quer saber o seu nível de interesse, de iniciativa, as histórias que demonstram sua atuação como agente de desenvolvimento positivo para a evolução daquela dada organização ou grupo”, explica.

O profissional do futuro precisa, antes de tudo, compreender que o seu trabalho envolve uma corresponsabilidade entre o indivíduo e a organização ou o mercado onde vai performar. Conheça a seguir cinco tendências de carreiras que podem mudar o seu futuro e te ajudar a trilhar uma jornada com propósito, segundo Alexandre Pellaes:

No comando de sua própria história

A carreira, como se conhece, perde a linearidade. Ou seja, ela passa a ser entendida como uma colcha de retalhos, em que cada um deles corresponde a uma experiência de vida. Ela, por sua vez, deve ser costurada com uma linha de significados e interpretações. Pense que a linha e a agulha estão em suas mãos. Dependendo da percepção e interpretação que você dá a ela, é possível compreender como pessoas com as mesmas experiências vão construir histórias e carreiras paralelas e diferentes.

Em busca de um lugar ao sol

Uma outra tendência observada é a busca por significado e propósito, dando fim à máxima “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Os profissionais passaram a compreender que precisam encontrar um propósito ou significado nas atividades e funções que exercem. Isso não significa que toda carreira, a partir de agora, deverá mudar o rumo da humanidade, mas que, minimamente, os profissionais precisam entender porque fazem o que fazem.

Pode confiar!

Cresce, cada vez mais, a necessidade de autonomia e interação entre as pessoas. Com isso, as atividades repetitivas e automatizadas diminuem, já que devem ser repassadas a sistemas e robôs. Sobram aos meros mortais, portanto, os trabalhos criativos e interativos. Essa tendência lança o desafio de sair da disciplina de fazer por pressão para fazer pelo compromisso.

Enfim, líderes (e não chefes!)

Há uma importante e relevante mudança no papel da liderança tradicional. Ela deixa de ser status e cargo para ser influência, característica de uma relação. É observada a redução dos níveis hierárquicos e o aumento do acesso à informação, com mais compartilhamento de poder e menos estrutura de grandeza imposta.

Descomplicando o complicado

Chegaram, e para ficar, as estruturas mais fluidas de trabalho. Esse modelo vai permitir o trabalho de times multipotenciais, com conhecimentos compartilhados de diversas áreas, e flexibilidade em seus horários e formas de trabalho, compreendendo que essa discussão é sobre nível de autonomia, de responsabilidade, de compartilhamento de poder, de contribuição, compensação, para moldes menos complexos e mais humanizados.

Você pode aprender como desenvolver essas habilidades para estar à frente e se tornar um profissional desejado no mercado de trabalho. Quer saber como? Inscreva-se agora no Projeto Carreira dos Sonhos, curso gratuito da Future Dojo: Clique aqui para saber mais

Últimas Notícias

Ver mais
Quais são os 10 requisitos mais exigidos na hora de contratar estagiários?
seloCarreira

Quais são os 10 requisitos mais exigidos na hora de contratar estagiários?

Há 10 horas

Três coisas que você nunca deve fazer no trabalho, segundo uma especialista em RH
seloCarreira

Três coisas que você nunca deve fazer no trabalho, segundo uma especialista em RH

Há 12 horas

Aviso Prévio: o que é, como funciona e principais tipos
seloCarreira

Aviso Prévio: o que é, como funciona e principais tipos

Há 12 horas

Concurso Caixa: edital é divulgado nesta quinta com mais de 4 mil vagas e salários de até R$ 14 mil
seloCarreira

Concurso Caixa: edital é divulgado nesta quinta com mais de 4 mil vagas

Há 13 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais