4 dicas para negociar o salário com um recrutador
Confira as formas mais recomendadas pelos gestores de RH para falar sobre remuneração com um recrutador
Da Redação
Publicado em 14 de julho de 2015 às 18h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h38.
São Paulo - Se ao chegar a uma entrevista de emprego a primeira coisa que você faz é perguntar o salário ofertado pela companhia, saiba que essa atitude pode estar sendo mal vista. Segundo um levantamento realizado pela consultoria Robert Half, 30% dos diretores de RH aconselham que seus candidatos falem sobre a remuneração apenas durante as fases finais de um processo seletivo. Enquanto isso, 14% dos profissionais entrevistados acreditam que o assunto deve ser uma iniciativa do recrutador. A pesquisa foi realizada pela consultoria em novembro do ano passado e contou com 1 675 diretores de recursos humanos em 12 países, incluindo o Brasil. De acordo com a média global, 45% dos recrutadores aconselham o candidato a falar sobre salário a partir de uma segunda entrevista. Já 8% dos gestores acreditam que seja melhor o profissional esperar o empregador levantar o assunto. Com a ajuda da Robert Half, INFO preparou uma lista com 4 dicas para quem precisa tratar sobre remuneração com um recrutador sem cometer gafes. Veja a seguir:
Sites como LoveMondays, Glassdoor e o Salary Guide da Robert Half ajudam bastante os candidatos ao fornecer uma média de remuneração paga aos profissionais nas companhias. Normalmente, esses dados são coletados a partir de feedbacks dos próprios funcionários. Por isso, fique de olho no salário oferecido para seu cargo em várias empresas do segmento e também sobre a companhia onde será entrevistado.
Tenha bons argumentos para falar sobre sua experiência profissional. Conte suas habilidades, desafios, sucessos e maiores realizações que possam ser úteis e trazer bons resultados para a companhia.
Espere que a companhia comece a falar sobre remuneração. Analise os pré-requisitos da posição pretendida e veja se ela coincide com o salário que você deseja negociar.
Segundo a consultoria, o candidato nunca deve fornecer informações erradas sobre o salário atual que recebe ou falar sobre outas propostas de remuneração maior para pressionar o recrutador. É preciso ser honesto sobre a remuneração pretendida e a que é paga em seu emprego atual.
Confira aqui 5 habilidades de pessoas que são sempre promovidas
Mais lidas
Mais de Carreira
Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuaçãoPedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova leiBrasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalhoComo usar a técnica de Delphi para tomada de decisões