4 conselhos para alavancar a carreira em 2015
Nas companhias, os profissionais começam a pensar no que fazer para alavancar a carreira e começar janeiro com o pé direito
Da Redação
Publicado em 12 de dezembro de 2014 às 10h17.
São Paulo - O ano está acabando e as metas para 2015 devem ser definidas.
Nas companhias, os profissionais começam a pensar no que fazer para alavancar a carreira e começar janeiro com o pé direito.
Para ajudar aqueles que ainda estão em dúvida sobre quais rumos tomar no próximo ano, a INFO conversou com o especialista em desenvolvimento de pessoas da Escola Cultman, Rogério Boeira, e com o sócio fundador da consultoria Hub Talent, Yuri Mansur, que respondem às principais dúvidas dos profissionais sobre esse assunto.
Confira:
Como pedir um aumento ou promoção de cargo
Uma das iniciativas mais comuns é querer começar um novo ano com um novo cargo ou um salário melhor.
No entanto, é preciso analisar alguns fatores antes de abordar o gestor com um desses objetivos.
“É preciso que o funcionário compreenda, em primeiro lugar, como funciona a política de remuneração da organização e conhecer sua real situação na empresa. Não se dá aumento real, superior à taxa de inflação ou promoção de cargo a alguém só por ele realizar bem suas tarefas”, afirma Rogério Boeira.
Outra recomendação de Boeira para que o profissional tenha certeza de que está pronto para uma promoção é analisar se ele realmente tem conseguido cumprir com suas responsabilidades com primazia.
“Depois disso, é fundamental que o profissional esteja preparado para assumir novas atribuições”, diz.
Ainda segundo o especialista, a melhor forma de abordar o chefe para pedir um reconhecimento é pedir a ele orientações sobre como é possível melhorar sua performance e resultados .
“É importante demonstrar que sua promoção ou aumento gerará lucros para a organização e não custos”, aconselha Boeira.
A hora certa de mudar de emprego
Segundo Yuri Mansur, não existe um momento certo para querer mudar de emprego . Para o especialista, é preciso aproveitar as oportunidades quando elas aparecem.
“Muitas empresas estão investindo em 'employer branding', uma aproximação entre as estratégias de marketing e RH para atrair, desenvolver e reter seus talentos. O profissional, do outro lado, deve fazer o mesmo: buscar empresas que tenham uma boa compatibilidade com ele”, afirma.
Desanimado com o trabalho?
A insatisfação no trabalho acaba levando muitos profissionais a desejarem um novo rumo no ano novo.
De acordo com Rogério Boeira, antes de conversar com um gestor a respeito do problema é preciso analisar se ele surgiu dentro do ambiente da empresa ou se é fruto das próprias limitações técnicas e emocionais do profissional.
“A partir dessa análise o profissional ele deve formular um meio de se reunir com seus superiores e trabalhar junto deles para encontrar soluções que melhorem a produtividade na empresa”, afirma.
Yuri Mansur também aconselha o funcionário a tentar buscar o que pode ser mudado dentro de seu trabalho para identificar o problema e melhorar seu desempenho.
“Os valores e a cultura de uma empresa, por exemplo, são fatores que o profissional não vai conseguir mudar”, diz Mansur.
Começando com o pé direito
Independentemente da resolução de ano novo definida por cada profissional, é preciso começar a agir logo para cumprir cada meta e colher os frutos mais tarde.
“O ambiente pós-festa é sempre mais moderado do que o de pré-festa, que é carregado de expectativas boas. Portanto, nada de ficar só no campo das ideias”, aconselha Rogério Boeira.
Boeira também alerta aos profissionais de que é preciso conhecer seus limites para ampliar responsabilidades e evoluir na carreira.
“Passe a separar um tempo do dia para escrever o que aprendeu naquela data e você notará o quanto pode ainda evoluir com uma postura mais aberta a adquirir conhecimento”, diz o especialista.
Yuri Mansur ainda afirma que participar de reuniões e eventos motivacionais que mostrem o plano de negócios e objetivos da companhia são atitudes essenciais para quem deseja estar sempre alinhado o setor onde trabalha.
“Meu conselho é que o profissional busque uma empresa ou um empreendimento onde ele acredite no negócio e possa fazer o que gosta. Com esses fatores alinhados, o resultado financeiro virá naturalmente”, afirma.