Movimento "Panela Cheia" - campanha nacional contra a fome (Bússola/Divulgação)
O novo episódio do Podcast A+ traz o debate promovido pela Bússola sobre o movimento “Panela Cheia” – campanha nacional contra a fome.
A crise sanitária provocada pela Covid-19, que sobrecarrega o sistema de saúde e já tirou a vida de mais de 365 mil brasileiros, tem agravado os problemas econômicos e sociais no país, principalmente entre a população mais vulnerável. E um dos efeitos mais danosos da pandemia é justamente a fome, que atingiu 19 milhões de pessoas no Brasil em 2020 - o maior número em 17 anos e quase o dobro do registrado em 2018.
Os dados são de um levantamento da Rede Penssan, que reúne pesquisadores e professores sobre o tema. O estudo revela ainda que, no ano passado, quase 117 milhões de pessoas conviveram com algum grau de insegurança alimentar. Ou seja, mais da metade da população brasileira experimentou a sensação de não ter garantia de comida na mesa.
A situação de quem vive em comunidades é ainda pior. Pesquisa do Data Favela mostra que 68% dos moradores tiveram piora em sua alimentação em 2021. Nesses locais, a média de refeições diárias não chega a duas.
Para enfrentar essa situação alarmante a que milhões de brasileiros estão submetidos, as organizações que mais conhecem a realidade das comunidades vulneráveis no país se uniram em uma campanha nacional contra a fome. Central Única das Favelas (CUFA), Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista, com apoio do UniãoSP e cooperação da UNESCO, lançaram o movimento “Panela Cheia”, para arrecadar recursos para a distribuição de 2 milhões de cestas básicas em todo o país.
A iniciativa aposta na mobilização de toda a sociedade, que tem se revelado mais generosa desde a chegada do novo coronavírus. Segundo o Instituto Locomotiva, mais de 86 milhões de brasileiros receberam algum tipo de doação na pandemia, e 60% dos que receberam ajuda também doaram. A solidariedade – de indivíduos, empresas e organizações – faz a diferença na vida de quem mais precisa, e ela nunca foi tão urgente e necessária.
Como cada um pode ajudar na luta contra a fome no Brasil? Em uma hora de live no Youtube da Exame, os organizadores do movimento “Panela Cheia” deram detalhes sobre a campanha: Silvio Almeida, da Frente Nacional Antirracista; Edu Lyra, da Gerando Falcões; Preto Zezé, da Central Única das Favelas; Ana Maria Diniz, do UniãoSP; e Marlova Noleto, da UNESCO. A mediação é do jornalista Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.
Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts. A edição é de Guilherme Baldi.
O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a Revista Exame e o Grupo FSB.
Siga Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube