Um conteúdo Bússola

Comércio brasileiro ganha espaço de resgate da memória com tour virtual

Inaugurado no Centro do Rio, iniciativa da CNC resgata trajetória de um dos segmentos que mais gera emprego e renda do Brasil
 (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)
(Bloomberg / Colaborador/Getty Images)
B
BússolaPublicado em 14/09/2021 às 09:00.

Um dos setores que mais geram emprego e renda no Brasil, o comércio de bens, serviços e turismo ganhou um espaço de resgate da sua história. O Memorial do Comércio é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entidade com mais de 75 anos de representatividade das empresas do setor, que viu a necessidade de criar um espaço para os amantes da cultura. O espaço físico funciona na sede da CNC, no Centro do Rio de Janeiro, mas a visita pode ser feita de qualquer canto do mundo: um tour virtual permite a imersão em 360º dos visitantes via web, com riqueza de detalhes.

O espaço oferece o tour online em sua página, onde também apresenta informações de seu acervo, como história do setor, vídeos e galeria de presidentes da CNC. A visitação física do público ainda não está sendo permitida, atendendo às recomendações de segurança contra o novo coronavírus, mas há a expectativa de iniciar o agendamento por grupos até o fim do ano.

“O comércio é a atividade econômica mais antiga do Brasil. Nós queremos preservar essa memória na sua integralidade e integridade. Afinal, a história é a ciência que nos dá conhecimento dos fatos passados, nos situa no presente e nos inspira a projetar o futuro”, declara o presidente da Confederação, José Roberto Tadros.

A visita pela internet começa na entrada da sede da CNC, no Rio, mostrando a fachada do prédio da entidade. Em seguida, o visitante pode compreender a importância das atividades do setor terciário para a economia nacional, representando mais de 70% de toda a riqueza gerada no país. O espaço faz uma conexão do antigo com o novo, aliando a tecnologia para mostrar a história do comércio no Brasil, através de galeria digital, projeção e um mini documentário sobre a trajetória da entidade. Pelo site, é possível ainda conhecer toda a estrutura do Sistema Comércio, formada por sete federações nacionais, 27 federações estaduais e 1.036 sindicatos.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube