Exame Logo

Bússola Cultural: peça sobre 'fantasmas' estreia no Teatro Sérgio Cardoso

Obra estará em cartaz até o dia 28 de abril. Confira esta e outras atividades culturais em São Paulo

Espetáculo interpreta o texto do escritor norueguês Henrik Ibsen ( Hegon Moreira/Divulgação)
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 22 de março de 2024 às 10h00.

Última atualização em 22 de março de 2024 às 17h20.

Peça “Estudo para Fantasmas” de Henrik Ibsen

Helena Alving está feliz porque acaba de chegar de viagem seu filho Osvaldo, que ela afastou de casa por muitos anos para que ele não soubesse da vida devassa de seu pai. Ela conseguiu esconder os vícios do marido não só do filho, mas também de toda a cidade. Agora que ele morreu, um orfanato será inaugurado em sua homenagem e Helena espera enterrar o terrível passado. No entanto, os fantasmas do passado não desaparecem com mentiras e omissões.

Abertura da Temporada de Música de Câmara em 2024 (Robs Borges/Divulgação)

Veja também

Chegou a hora de conhecer a temporada de 2024 do Theatro São Pedro

A temporada de 2024 do Theatro São Pedro reúne óperas, cinema, balés, concertos, espetáculos cênico-musicais, concertos didáticos e atividades itinerantes.

Dentro da série lírica serão encenados 12 títulos de óperas além do espetáculo com três títulos inéditos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro.

Quem também marca presença neste ano é o Cine São Pedro, sucesso de público, que apresenta dois filmes em parceria com a Cinemateca: O Gabinete do Dr. Caligari e Caiçara.

A dança também ganha destaque com duas coreografias em parceria com a São Paulo Companhia de Dança: Cartas do Brasil e The Eight. Somado a outros espetáculos que misturam canto, música e dança, além de uma novidade: neste ano será possível assistir a uma série de concertos em cima do palco do Theatro, pertinho dos músicos.

Mostra de Processos do primeiro semestre de 2023 (Divulgação/Divulgação)

Sextou na Praça com a Fábrica de Cultura Osasco

OSextou na Praça é uma iniciativa mensal que acontece na última sexta-feira do mês, destacando grupos locais de samba, pagode, forró e DJs.

Neste mês, a atração fica por conta do Quem Sabe Samba, um dos conjuntos mais influentes de Osasco, formado em 1994. .

Viagem Gastronômica, comandada por Dolores Freixa e Solange Botura (Acervo pessoal/Divulgação)

Viagem Gastronômica homenageia Hilda Hilst

A edição de março da oficina Viagem Gastronômica será comandada pela historiadora Dolores Freixa e achef de cozinhaSolange Botura, em comemoração ao Dia Mundial da Poesia, e homenageará uma das maiores vozes da literatura brasileira, a escritora Hilda Hilst (1930-2004).

Palhaça Rubra (Gal Oppido/Divulgação)

Dia do Circo com programação gratuita em vários dias

OsIrmãos Becker demonstram em suas apresentações que uma escada pode ter outras finalidades, além de subir e descer. Eles se apresentam na Lona Picolino no dia 23 de março, às 17h, envolvendo e empolgando o público com uma série única de malabarismos, realizados de costas.

No dia 24 de março, às 17h, o espetáculo musical Palhaça Rubra celebra a energia do circo com cantigas tradicionais e dinâmicas interativas.

Já no dia 26 de março, às 11h e às 17h, o Circo de Emoções traz uma experiência mágica de malabarismo, equilíbrio e palhaçaria, sob a direção de Weslley Vieira, que promete encantar todas as idades.

A Osesp e o Coro da Osesp com o maestro Thierry Fischer, no palco da Sala São Paulo (Mario Daiola/Divulgação)

Páscoa na Sala São Paulo

Na semana da Páscoa, Osesp, Coros e solistas convidados, regidos pelo estoniano Arvo Volmer interpretam o grandioso oratório Paulus, de Mendelssohn-Bartholdy. E para encerrar o mês teremos o primeiro recital do ano no dia 31/mar, quando o pianista britânico Paul Lewis interpreta três Sonatas de Schubert.

Exposição é marcada por obras que questionam a história das Américas e todo o passado colonial dos continentes (Edouard Fraipont e Equipe Casa das Rosas/Divulgação)

Exposição “Rock and Roll – Bosco Sodi

Conhecido mundialmente pela pesquisa com materiais de origem natural e práticas que resgatam sua ancestralidade, Bosco Sodi reúne cerca de 20 obras, entre pinturas, esculturas e instalações, que questionam a história das Américas e todo o passado colonial dos continentes.

Para a exposição “ Rock and Roll - Bosco Sodi e os objetos de interesse ”, o artista utiliza elementos fundamentais para representar os objetos de interesse da exploração e dos conflitos que moldaram a colonização do Novo Mundo: terra, café, açúcar, madeira, ouro, tabaco, sangue e sal.

Dôra e Ana (Divulgação/Divulgação)

Curta-metragens: “Imilla” e “Nossas mãos são sagradas”

Aprogramação mensal do Cineclube TAVA inclui dois curta-metragens na edição de março: “Imilla” (2018, Argentina), dirigido por Mayra Arasy Nieva, indígena do povo Colla (ou Kolla) e “Nossas Mãos são Sagradas” (2021, Brasil), uma realização do Museu da Parteira e da produtora Bebinho Salgado 45, dirigido por Júlia Morim. Após a exibição, haverá uma conversa com a diretora Mayra Arasy.

Trabalho da artista, pós-doutora e professora Dora Longo Bahia (Lucas Mello e Miriam Kajiki/Divulgação)

Últimos dias da exposição "E o palhaço, quem é!?"

A exposição "E o palhaço, quem é!?” traz mais de trinta artistas distintos. Com curadoria de Renato De Cara, a mostra questiona a figura caricata do palhaço como um elo entre o espetáculo e a vida.

As Fábricas de Cultura oferecem à população uma diversa e intensa programação cultural (Divulgação/Divulgação)

Espetáculo Teatral: Recontando Esopo

Quando? 21/03 na Fábrica de Cultura Sapopemba; 22/03 na Fábrica de Cultura Itaim Paulista; 26/03 na Fábrica de Cultura Parque Belém; 27/03 na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes; 28/03 na Fábrica de Cultura Santos; 04/04 na Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo.

"Recontando Esopo” é o encontro do universo de contação de histórias, remontando e reforçando a tradição da oralidade com o teatro, linguagem artística que reúne elementos que costuram a narrativa deste projeto, pontuando a relação entre essas duas camadas, e que se desdobram, cenicamente, se comunicando com o público infanto-juvenil, e ficcionalizando ainda mais uma estrutura dramatúrgica em que o papel do “ator/narrador” se confunde com os papéis desenvolvidos pelo ator. Os personagens nesta releitura das Fábulas de Esopo, são caracterizados a partir de um jogo entre vozes e os movimentos do corpo atuante, que conta com o uso de adereços.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Bússola CulturalCultura

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame