Apoio a passaporte da vacina para turistas ajuda senador do Rio nas redes
Defesa de mudanças no STF impulsiona redes sociais de líder do PSL
Bússola
Publicado em 24 de novembro de 2021 às 16h28.
Última atualização em 24 de novembro de 2021 às 16h59.
A defesa de um passaporte de vacinação contra a covid-19 para turistas que visitarem o Rio de Janeiro é uma das razões do sucesso do senador Carlos Portinho (PL-RJ) em redes sociais nos últimos dias. Ele é o destaque do ranking FSBinfluênciaCongresso entre 16 e 21 de novembro, após subir 47 posições e alcançar o posto de décimo lugar. Post no Facebook em que ele comenta pedido da prefeitura ao Ministério da Saúde para que exija o certificado vacinal obteve mais de 581 comentários. Seu desempenho no Instagram também contribuiu para a ascensão na lista dos 15 mais populares do Senado no ambiente online.
O ranking, produzido pelo Instituto FSB Pesquisa, mede a popularidade dos parlamentares nas redes sociais.
De forma menos intensa, também tiveram uma semana positiva os parlamentares do Podemos Styvenson Valetim (RN) e Lasier Martins (RS). Uma entrevista do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, sobre o chamado “orçamento secreto” foi uma das publicações que mais interessaram os seguidores do potiguar. O vídeo foi compartilhado mais de 890 vezes e obteve 1,6 mil curtidas no Facebook. O alto engajamento o ajudou a chegar ao 12º lugar do ranking, após avançar seis colocações. Já Martins ganhou quatro posições e ingressou no levantamento em 15º.
O pódio do ranking manteve-se inalterado em relação à semana anterior, com Humberto Costa (PT-PE) em primeiro lugar; Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) em segundo, e Jorge Kajuru (GO) em terceiro. Após a filiação do ex-juiz Sérgio Moro, a bancada do Podemos ampliou sua presença no ranking. A legenda possui seis representantes e é a líder entre os partidos. O PT vem em seguida, em um distante segundo lugar, com dois integrantes na lista.
Câmara
O líder do PSL na Câmara, Major Vitor Hugo (GO), é um campeão de redes sociais. A maioria dos seus posts possui alto grau de interação, independentemente do assunto. Nos últimos dias, ele conseguiu ampliar seu espaço online, o que se refletiu na conquista de 21 colocações. Um dos motivos para o resultado positivo foi tratar de um dos assuntos preferidos da militância bolsonarista: o papel dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Post em que ele defende a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema angariou mais de 6,7 mil curtidas e 1,8 mil compartilhamentos no Twitter. Com o desempenho, o goiano alcançou o 18º lugar na lista.
O ingresso de Vitor Hugo no ranking reforçou a hegemonia da bancada do PSL no levantamento. Com nove nomes, o partido possui tanto o maior número de representantes quanto os líderes de 2021. Carla Zambelli (SP) esteve em primeiro lugar no FSBinfluênciaCongresso durante todo o ano. Bia Kicis (DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, também tem sido presença constante no segundo lugar. Em terceiro está Filipe Barros (PR).
Outro nome de destacada atuação online, Guilherme Derrite (PP-SP) também pode celebrar o resultado positivo. Com a bandeira da segurança pública, o parlamentar, oficial do Rota e do Corpo de Bombeiros, obtém forte engajamento em suas redes sociais com posts sobre o trabalho de policiais no combate ao crime. Ele ganhou 15 colocações no período analisado e conquistou.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também