Exame Logo

Veículos blindados são cedidos para a segurança do Rio

Os 46 veículos blindados estão em um galpão da Transportadora Trans-Expert - Vigilância e Transporte de Valores, em Santo Cristo, zona portuária do Rio

Marcelo Bretas: o juiz expediu ofício hoje (4) ao secretário de Segurança Pública do Rio (Leo Martins/Agência O Globo)
AB

Agência Brasil

Publicado em 4 de agosto de 2017 às 17h37.

O juiz titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas, responsável pelas investigações do braço da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro , expediu ofício hoje (4) ao secretário de Segurança Pública do Rio, Roberto Sá, informando que há, num galpão da Transportadora Trans-Expert - Vigilância e Transporte de Valores, em Santo Cristo, zona portuária do Rio, 46 veículos blindados da empresa à disposição e que podem ser utilizados pelos órgãos de segurança pública do estado do Rio de Janeiro.

A secretaria poderá vistoriar os veículos e informar à Justiça, com a maior brevidade possível, quais pretende utilizar, identificando-os.

Veja também

Bretas pede, ainda, que sejam informados os veículos sobre os quais há interesse da Secretaria de Segurança, com a avaliação, registrando-se o estado em que se encontra cada veículo, inclusive com fotografias.

Pedido

No início de junho último, o delegado Vinicius Ferreira Domingos, titular da Delegacia de Combate às Drogas, pediu ao juiz Marcelo Bretas, que dez veículos blindados da empresa Trans-Expert ficassem como patrimônio para o estado.

Na solicitação, o delegado alega que o governo se encontra em grave crise financeira e que as operações da delegacia especializada contra o tráfico de drogas são feitas em comunidades com alto poder de fogo.

Lava Jato

De acordo com investigações da força-tarefa da Operação Lava-Jato, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) e seu grupo contavam com um "banco paralelo" para movimentar o dinheiro da corrupção.

Esse papel era desempenhado pela transportadora Trans-Expert Vigilância e Transporte de Valores, que tinha um cofre usado para guardar e distribuir o dinheiro do grupo.

Os blindados foram apreendidos durante a Operação Ponto Final, desencadeada em julho, que teve por objetivo desarticular organização criminosa que atuava no setor de transportes do Rio e prendeu empresários do setor acusados de desvios de cerca de R$ 500 milhões.

Acompanhe tudo sobre:CarrosOperação Lava JatoRio de Janeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame