Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
ÀS SETE - A Chapada dos Veadeiros já perdeu 20% de sua vegetação (54.000 hectares) para o violento incêndio que já dura uma semana
Da Redação
Publicado em 25 de outubro de 2017 às 06h54.
Última atualização em 25 de outubro de 2017 às 07h14.
Temer sanciona Refis
O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou nesta terça-feira a lei que cria um novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias de empresas com a União, conhecido como Refis.
Às Sete – um guia rápido para começar seu dia
Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:
- Economistas divergem sobre futuro da Selic
- Coreia do Sul, Japão e EUA realizam treino contra Kim
- Câmara manterá Temer. Mas a que preço?
- O banco mais antigo do mundo retorna à bolsa
O governo antecipou a sanção, planejada apenas para a semana que vem, por pressão de parlamentares, na véspera da votação da denúncia por organização criminosa e obstrução de Justiça contra o presidente pelo plenário da Câmara dos Deputados.
Portaria suspensa
A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber suspendeu a portaria em decisão liminar, acolhendo uma ação do partido Rede Sustentabilidade, que pedia a anulação da portaria. A decisão tem efeito até o julgamento do mérito da ação pelo plenário do Supremo – ainda não há data para o julgamento.
Em sua decisão, Weber alerta para os riscos que a portaria pode provocar nas relações econômicas e diplomáticas do Brasil com outros países. A portaria foi criticada pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, magistrados, auditores e entidades de defesa dos direitos humanos.
STF adia decisão sobre Battisti
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux adiou, nesta terça-feira, a análise do habeas corpus em que a defesa do ex-ativista político italiano Cesare Battisti pede que ele não seja extraditado para a Itália. Fux, que é o relator do pedido dos advogados de Battisti, justificou sua decisão com base em questões processuais.
Ele entende que o recurso contra a extradição deve ser julgado como reclamação, e não como habeas corpus. Após a decisão, o ministro vai alterar a categoria processual da ação e deverá chamar as partes para se manifestarem. A Procuradoria-Geral da República (STF) ainda não deu seu parecer sobre a extradição do italiano.
Na sessão de hoje na Primeira Turma, alguns ministros defenderam que o caso seja levado ao plenário do Supremo, mesma posição da Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o governo do presidente Michel Temer (PMDB) na ação.
Defesa de Lula entrega recibos
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou à Justiça, na tarde desta terça-feira, “31 folhas referentes a recibos de aluguel” do apartamento 121 do Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo (SP). O juiz federal Sergio Moro havia dado 48 horas para que fossem apresentados os originais da documentação contestada pela força-tarefa da Operação Lava-Jato.
Fogo atinge 20% da Chapada dos Veadeiros
Patrimônio Natural da Humanidade, a Chapada dos Veadeiros já perdeu 20% de sua vegetação (54.000 hectares) para o violento incêndio que já dura uma semana, queimando campos, veredas, cerrados e florestas no coração do país.
Segundo o boletim divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), órgão federal gestor do parque, mais de 110 brigadistas do ICMBio e do Ibama e bombeiros militares atuam no combate ao fogo, contando com o apoio de cinco aviões-tanque, helicópteros e policiais militares e federais. As condições climáticas prejudicam os esforços de combate.
Ventos fortes e temperaturas acima de 35 graus contribuem para a expansão das chamas, que atingem importantes ecossistemas e pontos turísticos da região, como o Córrego dos Ingleses e o Jardim de Maytreia. As autoridades não descartam que o incêndio tenha origem criminosa.
Rocinha: policial liberado
O tenente da Polícia Militar (PM) que efetuou o disparo que matou uma turista espanhola na favela da Rocinha, na zona sul do Rio, recebeu liberdade provisória nesta terça-feira em audiência de custódia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), mas foi afastado das ruas e responderá por homicídio, segundo informou a Corte.
O tenente foi preso na segunda-feira 23, com a outro policial militar, depois que Maria Esperanza, uma espanhola de 67 anos, foi morta dentro de um carro de transporte de turistas. O motorista teria furado um bloqueio policial, motivo pelo qual o veículo foi alvejado, segundo a PM. O segundo policial preso também foi liberado.
Conta de luz mais cara
A partir de novembro, a bandeira das contas de energia elétrica vai ficar mais cara, segundo informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O adicional cobrado nas contas de luz dos brasileiros, quando for acionada a bandeira tarifária vermelha nível 2, como acontece neste mês, passará a ser de 5 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos, ante os 3,50 reais cobrados atualmente.
A alta de mais de 40% no adicional faz parte de um conjunto de alterações nas regras das bandeiras tarifárias proposto pela Aneel diante da necessidade de poupar água dos reservatórios de hidrelétricas e garantir recursos para cobrir custos das termelétricas acionadas em períodos de seca.
A conta do mês que vem já deve ser impactada pela mudança na medida, e especialistas preveem que a bandeira tarifária vermelha nível 2, a mais cara, continuará.
Xi mantido
O 19o Congresso do Partido Comunista Chinês, como esperado, manteve o presidente Xi Jinping à frente do partido de do país pelos próximos cinco anos. O premiê Li Keqiang também fica no cargo. Ao contrário do que costuma acontecer, o partido não indicou novos membros que possam vir a assumir o posto de xi em 2022, data do novo congresso, aumentando as suspeitas de que o presidente pode ficar no cargo até 2027.
Na terça-feira o partido já havia anunciado que as ideias de Xi seriam incluídas na Constituição, colocando-o ao lado de Mao Tsé-Tung na história recente do país.
Novas regras de imigração nos EUA
A Casa Branca vai mudar as regras de imigração e permitir que refugiados entrem no país. De acordo com o governo dos Estados Unidos, o anúncio das novas regras será feito ainda hoje e contemplará alterações na coleta de dados dos imigrantes e um novo treinamento dos funcionários da imigração.
Embora as regras passem a valer para todos os países, os 11 que foram vetados desde o início do ano pelo presidente Donald Trump terão seu processo de entrada mais demorado. Cidadãos de países como Coreia do Norte, Síria, Iraque, Líbia, Sudão e Irã foram proibidos ou encontraram mais restrições para entrar no país neste ano.
Líder da oposição venezuelana deixa coalizão
O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles aunciou, nesta terça-feira, que vai deixar a coalizão após governadores se apresentarem à Assembleia Constituinte. Ontem, quatro dos cinco governadores da oposição venezuelana decidiram assumir seus postos.
Após votação do dia 15 de outubro, os governadores afirmaram que não se apresentariam à Assembleia, por não a reconhecerem como uma instituição legítima. Os eleitos mudaram de ideia durante o fim de semana e decidiram se apresentar, alegando que eles deveriam respeitar o voto de seus eleitores.
Juan Pablo Guanipa, do partido Primero Justicia, foi o único governador que se recusou a assumir o cargo no estado de Zulia. Segundo ele, por “amor a Zulia e à Venezuela”, ele não se apresentará na fraudulenta Assembleia Constituinte.