Brasil

Temer assina decreto de homologação de terra indígena em Mato Grosso

O decreto homologa a demarcação de terra de 20 mil hectares para posse permanente dos índios Guató, conhecidos também como "índios pantaneiros"

Indígenas: povos apelam por mais atenção à demarcação de terras, cuidados com saúde e educação no acampamento Terra Livre (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Indígenas: povos apelam por mais atenção à demarcação de terras, cuidados com saúde e educação no acampamento Terra Livre (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 26 de abril de 2018 às 19h38.

O presidente Michel Temer assinou hoje (26) decreto de homologação da Terra Indígena Baía dos Guató, dos índios Guató, em Mato Grosso. O decreto homologa a demarcação da terra para posse permanente desse povo.

Trata-se de uma área de 20 mil hectares, no município de Barão do Melgaço. Os índios Guató são conhecidos também como "índios pantaneiros".

O decreto será publicado no Diário Oficial da União de amanhã (27). A assinatura ocorre na semana em que milhares de povos indígenas estão reunidos em Brasília, no 15º Acampamento Terra Livre. Os indígenas apelam por mais atenção à demarcação de terras, cuidados com saúde e educação, assim como investimentos específicos.

O Acampamento Terra Livre é considerada a maior mobilização indígena do Brasil. Até o próximo dia 27, há programações intensas no acampamento, com reuniões plenárias, rituais, rezas, danças, lançamentos de publicações e a projeção de filmes e documentários.

Acompanhe tudo sobre:IndígenasMato GrossoMichel Temer

Mais de Brasil

Adaptação das cidades à crise climática exige mudança de paradigma, dizem especialistas

Bairros, empreendimentos e cidades inteligentes

Enchentes no RS: mais de 76 mil pessoas estão em abrigos; 155 mortes e 94 desaparecidos

Presidente da Anatel defende que órgão regule as plataformas digitais

Mais na Exame