Tchau, calor? Chuva forte deve atingir SP nesta terça; frente fria vem aí
A previsão para a esta semana é de chuva todos os dia: é bom não esquecer do casaco e do guarda-chuva
Estadão Conteúdo
Publicado em 5 de novembro de 2019 às 09h59.
Última atualização em 5 de novembro de 2019 às 10h01.
O tempo deve mudar em São Paulo a partir desta terça-feira (5). Pela manhã, o sol aparece e a temperatura sobe rápido na capital paulista, com forte calor. Mas pancadas de chuva devem atingir a cidade à tarde e à noite. E as temperaturas vão cair nesta quarta-feira (6).
Segundo a Climatempo, o forte aquecimento e o avanço de áreas de instabilidade pelo Estado ajudam a espalhar nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva. Os termômetros devem variar entre 21ºC e 35ºC nesta terça.
"Não dá para descartar o risco de temporais", diz a empresa, em nota.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, os maiores volumes de chuva serão observados na faixa que vai do Vale do Ribeira ao Vale do Paraíba, incluindo a região metropolitana de São Paulo, Sorocaba e o litoral.
Previsão para os próximos dias
A previsão para a esta semana é de chuva todos os dias. O tempo quente e úmido predominará com variação de nebulosidade e chuva. Porém, a temperatura não subirá tanto e o calor diminuirá.
Para esta quarta, a Climatempo prevê mínima de 18ºC e máxima de 24ºC. Na quinta-feira, 7, as temperaturas devem variar entre 17ºC e 27ºC; já na sexta-feira, 7, de 18ºC a 26ºC.
Veja como amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.