Brasil

Senado dos EUA aprova orçamento e acaba risco de paralisação

O projeto de lei de gastos de 1,1 trilhão de dólares mitiga por quase nove meses a ameaça de outra paralisação das agências federais


	Capitólio, sede do Congresso dos EUA, é visto através de uma corrente: a votação aconteceu exatamente três meses após o final de uma paralisação de 16 dias do governo em outubro
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Capitólio, sede do Congresso dos EUA, é visto através de uma corrente: a votação aconteceu exatamente três meses após o final de uma paralisação de 16 dias do governo em outubro (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 06h39.

Washington - As batalhas dos Estados Unidos sobre o financiamento do governo acabaram na quinta-feira, quando o Senado norte-americano aprovou o projeto de lei de gastos de 1,1 trilhão de dólares que mitiga por quase nove meses a ameaça de outra paralisação das agências federais.

A medida, que financia milhares de programas do governo, do Exército a parques nacionais, até o final do ano fiscal em 30 de setembro, foi aprovado com uma votação de 72 a 26. O presidente Barack Obama deve sancioná-la até sábado.

A votação aconteceu exatamente três meses após o final de uma paralisação de 16 dias do governo em outubro devido às disputas sobre o financiamento do "Obamacare", a lei de saúde do presidente.

"Estamos um pouco atrasados, mas conseguimos fazer o trabalho", disse Barbara Mikulski, do Comitê de Apropriações do Senado.

O foco fiscal no Congresso agora se vira para o debate sobre outro impulso no limite da dívida federal de 17 trilhões de dólares. Um aumento pode ser necessário em seis semanas.

Os republicanos não disseram o que irão exigir em troca da elevação do teto de empréstimo, mas o presidente da Câmara, John Boehner, sinalizou a repórteres na quinta-feira que não quer uma forte batalha que ameace um default da dívida dos EUA.

Os EUA "não deveriam nem mesmo chegar perto disso", disse ele a repórteres, pedindo uma ação rápida sobre um projeto de lei que eleva o limite.

Acompanhe tudo sobre:CongressoEstados Unidos (EUA)Orçamento federalPaíses ricos

Mais de Brasil

Inovação da indústria demanda 'transformação cultural' para atrair talentos, diz Jorge Cerezo

Reforma tributária não resolve problema fiscal, afirma presidente da Refina Brasil

Plano golpista no Planalto previa armas de guerra