Exame Logo

Quanto falta para o Rio ficar pronto para as Olimpíadas

Falta pouco mais de 1 ano para o início dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro. Veja como estão as obras

Corrida contra o tempo (Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h42.

São Paulo - Faltam 436 dias para o início das Olimpíadas Rio 2016 e a cidade já corre contra o tempo para deixar tudo pronto para receber os atletas do mundo inteiro.  Se depender das promessas do prefeito do Rio de Janeiro , Eduardo Paes, não só tudo estará pronto, como os jogos serão uma oportunidade para a cidade avançar.  "Vamos deixar Barcelona no chinelo", disse o prefeito nesta terça-feira sobre a cidade espanhola que foi sede dos Jogos Olímpicos de 1992. Ele prometeu que o Rio deixará um legado de obras de infraestrutura e mobilidade maior do que o ganhado pela cidade catalã. Na semana passada, representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) estiveram na cidade para a 11ª rodada de reuniões de acompanhamento da preparação do Rio para os Jogos de 2016. O que viram foi um grande canteiro de obras que aos poucos começa a ganhar os contornos esportivos.  Nesta galeria, você vê como estão as obras no Parque Olímpico, maior complexo esportivo que está sendo construído para a competição.  O espaço, localizado na Barra da Tijuca, abrigará nove arenas esportivas, além do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do Centro Principal de Imprensa (MPC) e de um hotel. No complexo, serão disputadas 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas.
  • 2. Arena Carioca 1

    2 /12(Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

  • Veja também

    Modalidades que vai receber: Basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas Capacidade: 16 mil lugares Eventos-teste: Janeiro de 2016 (basquete e rúgbi em cadeira de rodas) Situação atual: As obras estão na fase final de montagem das estruturas de concreto pré-moldado e cobertura metálica. As áreas de competição estão prontas. Previsão de conclusão: Terceiro trimestre de 2015.
  • 3. Arena Carioca 2

    3 /12(Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

  • Modalidades que vai receber: Judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica Capacidade: 10 mil lugares Eventos-teste: Janeiro de 2016 (judô levantamento de peso paralímpico e luta livre) Situação atual: As obras estão na fase final de montagem das estruturas de concreto pré-moldado e cobertura metálica. As áreas de competição estão prontas. Previsão de conclusão: Terceiro trimestre de 2015.
  • 4. Arena Carioca 3

    4 /12(Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

    Modalidades que vai receber: Esgrima, taekwondo e judô paralímpico. Capacidade: 10 mil lugares. Eventos-teste: Janeiro de 2016 (taekwondo) e abril de 2016 (levantamento de peso e esgrima). Situação atual: As obras estão na fase final de montagem das estruturas de concreto pré-moldado. As áreas de competição estão prontas. A obertura metálica está pronta e começou em janeiro a colocação dos pilares de madeira da fachada. Os serviços de alvenaria, instalações e revestimentos estão em andamento. Previsão de conclusão: Terceiro trimestre de 2015.
  • 5. Centro de Tênis

    5 /12(Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

    Modalidades que vai receber: Tênis, tênis em cadeira de rodas e futebol de 5. Capacidade: 19.750 lugares. Eventos-teste: Dezembro de 2015 (tênis). Situação atual: A última etapa da construção da estrutura de concreto da arquibancada da arena principal está na fase final, com a montagem das vigas do terceiro nível. A armação do fosso dos fotógrafos da arena principal foi concluída e estão em andamento os serviços de alvenaria e instalações. A execução da base dos pisos das áreas de competição e as redes de infraestrutura estão em andamento. Previsão de conclusão: Terceiro trimestre de 2015.
  • 6. Velódromo

    6 /12(Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

    Modalidades que vai receber: Ciclismo (pista) e paraciclismo de pista. Capacidade: 5.000 lugares. Eventos-teste: Março de 2016 (ciclismo pista). Situação atual: As obras de fundação estão em fase final. A montagem da estrutura de concreto pré-moldado está em andamento, com a colocação de pilares e vigas. A concretagem da laje da pista está na fase final. Previsão de conclusão: Quarto trimestre de 2015.
  • 7. Arena do Futuro

    7 /12(Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

    Modalidades que vai receber: Handebol e golbol Capacidade: 12 mil lugares. Eventos-teste: Abril (handebol) e maio (golbol) de 2016. Situação atual: A montagem da estrutura metálica e das telhas da cobertura, e o fechamento lateral metálico foram concluídos. Estão em andamento a montagem da arquibancada pré-moldada, a concretagem da laje de piso, os serviços de alvenaria e a execução das redes internas de infraestrutura. Previsão de conclusão: Quarto trimestre de 2015.
  • 8. Estádio Aquático

    8 /12(Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

    Modalidades que vai receber: Natação, polo aquático e natação paralímpica. Capacidade: 18 mil lugares. Eventos-teste: Maio de 2016 (natação olímpica e paralímpica). Situação atual: A montagem da estrutura metálica da arquibancada e da cobertura da piscina principal estão na fase final. Estão em andamento os serviços de instalações e alvenaria. A escavação da piscina de aquecimento foi finalizada. Previsão de conclusão: Primeiro trimestre de 2016.
  • 9. Parque Aquático Maria Lenk

    9 /12(Michael Regan/Getty Images)

    Modalidades que vai receber: Saltos ornamentais e nado sincronizado. Capacidade: 5 mil lugares. Eventos-teste: Fevereiro (saltos ornamentais) e março (nado sincronizado) de 2016. Situação atual: A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, como a construção de uma nova piscina de aquecimento. As obras começaram em março. Previsão de conclusão: Primeiro trimestre de 2016.
  • 10. Centro Internacional de Transmissão (IBC)

    10 /12(Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

    Como será: O IBC terá 12 estúdios, de 5 mil m² cada. Capacidade: 10 mil pessoas. Situação atual: Foram concluídos a montagem da estrutura metálica, a concretagem das lajes, a montagem da cobertura e as escadas metálicas internas. Estão em andamento o revestimento de banheiros, instalações, e paredes internas e externas; o isolamento acústico nas fachadas norte e sul; a montagem de estrutura metálica das lajes da galeria técnica; e o fechamento com tela nas fachadas leste e oeste. Os dutos de ar condicionado estão sendo instalados. Previsão de conclusão: Terceiro trimestre de 2015.
  • 11. Hotel e Centro Principal de Mídia

    11 /12(Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio)

    Centro Principal de Mídia Situação atual: As obras de fundações, contenções e concretagem do segundo pavimento foram finalizadas. Estão em andamento a estrutura de concreto da 11ª laje da torre, os serviços de alvenaria, instalações prediais, montagem dos dutos de ar condicionado e a montagem da fachada de vidro. Previsão de conclusão: Terceiro trimestre de 2015. Hotel Como vai ser: O hotel do Parque Olímpico terá área de lazer completa, com piscina, centro de convenções, academia e bar. Serão 404 quartos. Situação atual: As obras das estruturas de concreto dos núcleos dos elevadores foram concluídas. Estão em andamento a montagem da estrutura metálica do prédio e a laje do 14º pavimento. A fachada de vidro está sendo montada. Nas áreas internas, estão em execução os serviços de alvenaria, instalações prediais, esquadrias e a montagem dos dutos de ventilação e ar condicionado. Alguns andares estão em fase de acabamento. Conclusão: Segundo trimestre de 2016.
  • 12. Veja agora como está um dos estádios que ficou de legado da Copa 2014

    12 /12(Friedemann Vogel/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeiro

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame