Exame Logo

Presidenciáveis e especialistas discutem o futuro da educação no país

EXAME Fórum aconteceu na última segunda-feira em São Paulo e reuniu nomes como Marina Silva, João Amoêdo e o ministro do STF Luís Roberto Barroso

Marina Silva no EXAME Fórum 2018 (Germano Lüders/Exame)

Anderson Figo

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 15h40.

Última atualização em 4 de setembro de 2018 às 17h15.

São Paulo — Presidenciáveis, empresários e especialistas estiveram na última segunda-feira (3) no EXAME Fórum 2018 , em São Paulo, para discutir o futuro da educação e da economia do país.

O evento contou com a presença de Marina Silva , candidata à Presidência da República pela Rede, e João Amoêdo , candidato pelo Partido Novo. Representantes das candidaturas de Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) também estiveram presentes.

Veja também

Entre os empresários, que debateram o papel da iniciativa privada para a educação e o desenvolvimento do país, estiveram presentes Cândido Bracher, presidente do Itaú Unibanco , Matheus Morais, presidente da 99 , Diogo Elias, diretor geral da LATAM Cargo, entre outros.

Confira abaixo as entrevistas em vídeo que os 16 palestrantes concederam a EXAME.

Marina Silva

A candidata à Presidência da República Marina Silva, da Rede, disse que "a gente precisa de uma boa gestão dos investimentos já existentes [em educação]". Segundo Marina, é preciso organizar adequadamente o sistema e acabar com os desperdícios.

https://youtu.be/gwJ_xFqzkuM

João Amoêdo

O candidato à Presidência da República João Amoêdo, do Partido Novo, afirmou que "a constituição de uma nação próspera [...] passa basicamente por duas coisas: educação/capacitação das pessoas e liberdade econômica." Ele citou quais são suas propostas para melhorar a educação no país, caso seja eleito.

https://youtu.be/bOp2oc_9mzc

Ricardo Carneiro

O professor da Unicamp e membro da equipe econômica do Partido dos Trabalhadores (PT) Ricardo Carneiro disse que a iniciativa privada pode ajudar o governo a melhorar a educação no país. "O ensino superior no Brasil é 75% privado. É um papel combinado. O básico, o essencial, é público."

https://youtu.be/e5saTlNlmVU

Pérsio Arida

Pérsio Arida, coordenador do programa econômico do candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin, do PSDB, disse que "nossa obrigação como nação é gastar bem esses 6% do PIB [com educação] e assegurar, assim, as bases de um Brasil moderno."

https://youtu.be/CuJ4m-8CMSM

Mauro Benevides

O assessor econômico do candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), Mauro Benevides Filho, afirmou que o sistema de meritocracia, que ele chama de "gestão com resultado", deu frutos positivos na educação do Ceará. Essa é uma das propostas de Ciro para a educação, caso seja eleito.

https://youtu.be/1b7c9OgLkh0

Luís Roberto Barroso

Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o país precisa de um plano estratégico para a educação, de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo, que não esteja sujeito à fragmentariedade da política. Um projeto suprapartidário."

Maílson da Nóbrega

O ex-ministro da Fazenda e sócio da Tendências Consultoria, Maílson da Nóbrega, disse que sem educação o país não vai ganhar produtividade. "A taxa de investimento caiu e, portanto, o crescimento do país vai depender do ganho de produtividade."

https://youtu.be/nKzHzHGkG60

Nuno Crato

O ex-ministro da Educação de Portugal, Nuno Crato, afirmou que "a educação é um fator muito importante para o desenvolvimento dos países." Ele frisou que só aumentar os investimentos não basta, é preciso buscar qualidade.

https://youtu.be/cmSd6u-sT9o

Priscila Cruz

Priscila Cruz, fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação, disse que "não teve nenhum país que conseguiu melhorar seu crescimento, sua produtividade, sem ter como base uma educação de qualidade para todos."

https://youtu.be/l7xyiEI1H4E

Rafael Lucchesi

Rafael Lucchesi, diretor de educação e tecnologia da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem, disse que a educação brasileira precisa dialogar com um projeto de país, assim como fizeram todos os países desenvolvidos.

https://youtu.be/b6K1plsdtlw

Cândido Bracher

O presidente do Itaú Unibanco, Cândido Bracher, afirmou que "é impossível exagerar a importância da educação do Brasil." Segundo ele, a "educação tem um papel preponderante na produtividade e se nós não melhorarmos a nossa produtividade, o país nunca vai crescer no seu potencial."

https://youtu.be/ML3dcvN4ueM

Fernando Borges

Fernando Borges, co-head do Carlyle Group para a América do Sul, afirmou que o aumento da produtividade e a melhora da gestão é um dos grandes desafios que o país tem, e isso não deve ser uma preocupação apenas do governo, mas também do setor privado.

https://youtu.be/gd5SW2RVHL4

Elena Landau

A presidente do conselho acadêmico do Livres, economista e advogada Elena Landau disse que "sem educação a gente não vai chegar onde o Brasil tem potencial para chegar." Segundo ela, antes de pedir mais dinheiro para a educação, a gente tem que focar em melhorar a gestão.

https://youtu.be/uVES4SJrZ8k

Fernando Schuler

O cientista político e professor do Insper Fernando Schuler afirmou que "o Brasil está literalmente parado na educação do ensino médio." Segundo ele, "a crise na educação brasileira é a crise do Estado da educação. Não temos uma crise genérica da educação. Nosso setor privado tem uma posição mediana no PISA a nível global. A educação estatal brasileira, aquela que os mais pobres têm acesso, essa sim está em uma crise longa, que vem desde 1980, no mínimo, e precisa ser reformada."

https://youtu.be/qF6Z7Qbd3NQ

Matheus Morais

O presidente da 99 Matheus Morais disse que "levar conhecimento para as pessoas é o que vai levar o Brasil para o futuro." Segundo ele, é preciso investir mais em educação e todos devem tomar responsabilidade por isso, não apenas o governo.

https://youtu.be/1kRl7-kR-jM

Diogo Elias

O diretor geral da LATAM Cargo Diogo Elias afirmou que "falta gestão, falta engajamento e falta definir prioridades para que o país possa avançar [na educação]." Segundo ele, a iniciativa privada deve participar ativamente das discussões, pois é ela quem recebe os profissionais capacitados para trabalhar.

https://youtu.be/KS-AAHnMURs

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:99taxisCiro GomesCNI – Confederação Nacional da Indústriaeconomia-brasileiraEducaçãoEleiçõesEXAME FórumFernando HaddadGeraldo AlckminInvestimentos de governoItaúJoão AmoêdoLatamMarina SilvaPartido NovoPDTPSDBPT – Partido dos TrabalhadoresRede Sustentabilidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame