Prefeitura de São Paulo "copia" Rio e lança aplicativo de táxi
Diferentemente de outros apps do tipo, em que parte do valor da corrida é repassado à empresa, a prefeitura não cobrará taxa do motorista
Estadão Conteúdo
Publicado em 11 de outubro de 2017 às 21h17.
São Paulo - O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), lançou nesta quarta-feira, 11, o aplicativo de transportes Táxi SP. Em fase de desenvolvimento, a tecnologia é uma adaptação paulistana do app Taxi.Rio, lançado em junho pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB).
A nova ferramenta, que deve começar a funcionar de modo experimental até janeiro, vai concorrer com apps como Uber, Cabify, EasyTaxi e o 99.
O passageiro vai inserir a localização e o destino, podendo visualizar os automóveis disponíveis nas proximidades. Antes de selecionar o veículo, ele poderá ver uma tabela com os descontos oferecidos por cada taxista e o valor estimado da corrida.
Desconto
Diferentemente de outros apps do tipo, em que parte do valor da corrida é repassado à empresa, a Prefeitura não cobrará taxa do motorista, que também poderá decidir o tamanho do desconto dado ao usuário.
O pagamento poderá ser feito em dinheiro e cartões de crédito e débito.
A ideia é também selecionar o perfil do motorista, desde o gênero até a fluência em idiomas estrangeiros. Os motoristas serão avaliados e os 200 mais bem colocados ganharão bolsas de curso de inglês.
"Depois vamos mais dar 200 (bolsas), e assim vamos adiante. Com isso, vamos melhorando mais e mais a qualidade dos taxistas em São Paulo", comenta Doria.
Ao todo, São Paulo tem 38 mil taxistas.