Exame Logo

Pesquisa aponta que Bolsonaro é o líder mundial mais ativo nas redes

Já Trump aparece como um importante grande cliente do Facebook, pois desde a criação da sua conta nesta rede social, pagou por mais de 50 mil anúncios

Jair Bolsonaro: presidente é o líder de uma nação mais ativo nas redes sociais (Andre Coelho/Bloomberg/Bloomberg)
E

EFE

Publicado em 10 de abril de 2019 às 09h04.

Genebra — O presidente Jair Bolsonaro é o líder de uma nação mais ativo nas redes sociais, enquanto que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, é o mais popular, com 43,5 milhões de seguidores de sua página pessoal, segundo estudo publicado nesta quarta-feira.

A pesquisa da agência de comunicação Burson Cohn & Wolfe (BCW), preparada com dados de cerca de mil líderes, mostra que Bolsonaro, que hoje completa 100 dias no poder, tem 145 milhões de interações nas redes sociais.

Veja também

Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparece como um importante grande cliente do Facebook, pois desde a criação da sua conta nesta rede social, pagou por mais de 50 mil anúncios.

"Uma estratégia paga continua sendo essencial para garantir alcance e ter um impacto sério", afirmou o diretor de inovação do BCW, Chad Latz.

Trump não é o único que se promove através do Facebook, a rede social mais usada no mundo. A página da primeira-ministra britânica, Theresa May, também fez isso com 74 publicações em dezembro para apoiar seu plano de saída da União Europeia, agora em debate no Reino Unido.

No entanto, a mudança no algoritmo do Facebook, que favorece as publicações de amigos, familiares e grupos, significou para os líderes mundiais uma queda no número total de interações de 32,3% desde 2016, segundo o estudo.

Na lista de popularidade, Modi é seguido pelo presidente Trump, com 23 milhões de "curtidas" em sua página, enquanto a rainha Rania da Jordânia ocupa a terceira posição, com 16,9 milhões de seguidores.

Trump também é o segundo em termos de atividade em sua página no Facebook (84 milhões de interações), embora esteja distante do presidente brasileiro.

Entre os líderes latino-americanos, o mais popular no Facebook é o presidente mexicano Andres Manuel López Obrador, com 5,6 milhões de "curtidas", seguido por seu colega argentino Mauricio Macri, com 4,4 milhões.

O BCW também produz outros estudos sobre o uso de redes sociais igualmente populares, como Twitter ou Instagram, por parte dos líderes mundiais. EFE

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroRedes sociais

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame