Exame Logo

Passaportes sem item de segurança são ameaça, diz federação

A produção de passaportes sem a perfuração da numeração poderá colocar em risco a segurança nos Jogos Olímpicos, pois facilitaria a falsificação, diz federação

Passaporte: alerta foi divulgado pela Federação Nacional dos Policiais Federais (ThinkStock)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2016 às 18h55.

A produção de uma série de passaportes, pela Casa da Moeda, sem a perfuração da numeração poderá colocar em risco a segurança nos Jogos Olímpicos , pois isso facilitaria a falsificação do documento.

O alerta foi divulgado hoje (4) pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Em nota à imprensa, a Fenapef diz que vê com preocupação a autorização da produção pela Casa da Moeda de passaportes sem itens de segurança. Segundo a federação, a falta de tais itens facilitará a falsificação dos passaportes, com implicações para a segurança pública nos Jogos Olímpicos.

“Criminosos procurados poderão deixar [o Brasil] e terroristas poderão ingressar no país com mais facilidade”, afirma a Fenapef na nota.

O presidente da entidade, Luiz Boudens, teme que isso resulte em  aumento no mercado negro de passaportes.

Em comunicado divulgado na semana passada, a A Casa da Moeda informou que o passaporte não teria a perfuração, mas manteria os demais itens de segurança.

A produção de uma série especial ocorreu para agilizar a impressão do documento, prejudicada pela avaria no equipamento perfurante, o que chegou a paralisar a feitura do documento.

“O documento não terá a numeração perfurada, mas manterá todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de 10 anos. O Departamento de Polícia Federal autorizou a produção, e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior”, dizia a nota divulgada pela Casa da Moeda.

São Paulo - Mais disputada que a medalha de ouro nas provas de 100 metros do atletismo, só as hospedagens na Cidade Maravilhosa em tempo de grandes eventos . Mesmo assim, há viajantes que não dispensam o conforto aliado a um preço camarada, mesmo em quartos compartilhados em albergues. Aliás, hostels. Aliás, confort hostels ou design hostels. Uma boa notícia, afinal, é que essas acomodações informais passaram a oferecer mais beleza e comodidades antes impensáveis aos mochileiros, como spots de luz individual, apoio para celular junto à cama e até fechaduras eletrônicas. Conheça os 10 melhores hostels do Rio de Janeiro, segundo o ranking trivago Rating Index™, que considera avaliações de hóspedes em diferentes sites. E, se não conseguir uma vaga, não fique triste: basta guardar essas dicas e aproveitar uma época mais tranquila para visitar o Rio !
  • 2. 1. Discovery

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    No charmoso bairro de Santa Teresa, fica em uma construção do século XIX, que foi casa de férias de uma baronesa do Rio Negro.
  • 3. 2. Santa Terê Hostel

    3 /12(Divulgação)

  • Entre a Glória e Santa Teresa, possui uma vista linda da Baía de Guanabara da área externa. Para socializar, oferece cozinha comunitária e um bar próprio que abre a noite.
  • 4. 3. Injoy

    4 /12(Divulgação)

    Este design hostel de Botafogo se preocupa com os detalhes sem perder o estilo informal, com muitas cores em quadros, móveis e outros complementos. Além de encher os olhos, oferece quartos equipados com fechaduras eletrônicas e luzes de leitura.
  • 5. 4. Vidigalhouse

    5 /12(Divulgação)

    Hospeda até 16 pessoas em sete quartos. Dá para tomar banho de sol no terraço, fazer churrasco, se refrescar com uma chuveirada e entrar no clima do Rio de Janeiro, em plena Comunidade do Vidigal. O  staff é formado por membros da família Botelho/Silva, conhecidos pela simpatia.
  • 6. 5. Babilonia Rio

    6 /12(Divulgação)

    O conceito é sustentável, com o uso de energia solar, descargas de duplo fluxo, telhado verde e coleta e reuso da água da chuva. A área externa garante a diversão com churrasqueira, chuveirão, mesas de sinuca e de ping pong - e até uma parede de escalada.
  • 7. 6. Gaia Comfort Hostel

    7 /12(Divulgação)

    Um casarão histórico preservado e reformado virou um confort hostel perto do metrô Botafogo. A acessibilidade é um ponto forte, tanto no térreo como no banheiro adaptado.
  • 8. 7. Alma de Santa

    8 /12(Divulgação)

    Os oito quartos ganharam nomes de personalidades importantes da cidade do Rio de Janeiro, como Carmen Miranda e Selarón. Pensando no meio ambiente, adotou aquecimento solar para os chuveiros e torneiras, além de coleta seletiva de lixo.
  • 9. 8. Café Rio

    9 /12(Divulgação)

    Ali na subida para o Cristo Redentor, encontra-se esta hospedagem para quem curte natureza. Sem contar a atmosfera tranquila de casarão antigo.
  • 10. 9. 021

    10 /12(Divulgação)

    Os cinco quartos deste casarão em Botafogo hospedam até 35 pessoas. A linguagem visual é moderninha, incluindo os ícones nas portas dos quartos, batizados de Cachaça Room, Carioca Room e outros nomes. Todas as camas possuem spot de luz individual, tomada e apoio para celular ou livro.
  • 11. 10. Terra Brasilis

    11 /12(Divulgação)

    Tem uma varanda gostosa para relaxar, um lounge onde rola música brasileira e o jardim com uma ducha que salva nos dias quentes. Serve pizzas artesanais com ingredientes cultivados na própria horta.
  • 12. Falando em viagens...

    12 /12(ThinkStock)

  • Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeiroseguranca-digital

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame