Para relator, denúncia é manobra contra classe política
"É uma manobra contra o presidente da República, contra os ministros de Estado e contra toda a classe política", afirmou Andrada
Reuters
Publicado em 25 de outubro de 2017 às 10h50.
Brasília - O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da denúncia contra o presidente Michel Temer , afirmou nesta quarta-feira que a peça acusatória apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) atinge não apenas os três, mas toda a classe política.
"Não é uma denúncia contra o presidente da República, é uma manobra contra o presidente da República, contra os ministros de Estado e contra toda a classe política", afirmou o tucano, ao defender seu parecer pela rejeição da acusação contra Temer e os dois ministros, em pronunciamento na Câmara.
Bonifácio chamou a denúncia de "inteiramente falsa e esvaziada", e afirmou que a acusação demonstra que a Procuradoria está agindo "politicamente" contra o presidente, em busca de enfraquecê-lo ou até mesmo tentar afastá-lo do cargo.
O deputado foi aplaudido ao final da fala, realizada pouco após a abertura da ordem do dia no plenário da Câmara em sessão destinada à votação da denúncia.
Temer foi acusado de obstrução de Justiça e organização criminosa. Por esse último crime, também foram denunciados os ministros Padilha e Moreira Franco.
A tendência é que os deputados aprovem o parecer de Bonifácio. Para a denúncia ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), precisa ter o apoio de pelo menos 342 deputados.