Exame Logo

Odebrecht passa; Delgado dentro…

Odebrecht homologada A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, homologou na manhã desta segunda-feira as 77 delações premiadas de executivos da Odebrecht. Na prática, a decisão confere validade jurídica aos depoimentos dos investigados e ao acordo fechado com o Ministério Público. A partir de agora, as informações vão poder ser usadas pelos procuradores […]

CÁRMEN LÚCIA: a presidente do Supremo Tribunal Federal homologou as 77 delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht / Antonio Cruz/Agência Brasil
DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2017 às 17h51.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h02.

Odebrecht homologada

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, homologou na manhã desta segunda-feira as 77 delações premiadas de executivos da Odebrecht. Na prática, a decisão confere validade jurídica aos depoimentos dos investigados e ao acordo fechado com o Ministério Público. A partir de agora, as informações vão poder ser usadas pelos procuradores para continuar o processo e aprofundar as investigações. Assim que enviou ao sistema do Supremo Tribunal Federal a homologação, Cármen Lúcia ligou para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para avisar do fato e dizer que enviaria os depoimentos ainda hoje à procuradoria. Com a morte de Teori Zavascki, ficou a dúvida se a homologação seria feita pela presidente do Supremo ou pelo novo relator do caso, mas, como o Judiciário ainda está em recesso, a ministra resolveu dar logo prosseguimento ao caso. Cármen Lúcia preferiu não tornar público o conteúdo das delações, mesmo com a possibilidade de que isso acontecesse a partir de agora.

Veja também

“Fez o que deveria fazer”

Em Floresta, no sertão do Pernambuco, onde participava da inauguração de uma estação de bombeamento de água do rio São Francisco, o presidente Michel Temer disse que a ministra Cármen Lúcia “fez o que deveria fazer” ao homologar a delação premiada de executivos da Odebrecht. “Olhe, eu acho que a ministra, presidente Cármen Lúcia, até tinha pré-anunciado que muito possivelmente entre hoje e amanhã faria a homologação. Acho que ela fez o que deveria fazer e nesse sentido fez corretamente”, disse. Em apenas uma das delações, de Cláudio Melo Filho, Michel Temer foi citado 43 vezes.

Delgado na disputa

Mesmo sem apoio do próprio partido, o PSB, o deputado federal Júlio Delgado (MG) anunciou nesta segunda-feira sua candidatura à presidência da Câmara. A eleição será na próxima quinta-feira 2. Delgado entrou na disputa com o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Jovair Arantes (PTB-GO) e André Figueiredo (PDT-CE), o único da oposição até o momento. Rogério Rosso (PSD-DF) também disse nesta terça-feira que está retomando sua candidatura, suspensa na última semana. O PSOL também deve lançar um candidato para o cargo, ainda a ser definido.

Ação contra Maia

Juntamente com o anúncio de que concorrerá à presidência da Câmara, Delgado afirmou ter entrado com um mandato de segurança no Supremo Tribunal Federal pedindo o impedimento da candidatura de Maia. Existem dúvidas em relação à viabilidade de o atual presidente concorrer ao cargo, visto que a reeleição é vedada numa mesma legislatura, mas Maia alega que, por ter sido eleito para um mandato-tampão (substituiu Eduardo Cunha), teria direito a concorrer novamente. Também assinaram a petição os outros postulantes ao cargo.

Até geladeiras

Na varredura feita na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, Roraima, o Exército encontrou armas, drogas, aparelhos de TV e até geladeiras. O presídio foi o local onde uma rebelião deixou 33 presos mortos no início de janeiro. Foram encontrados 1,2 quilo de drogas, 56 aparelhos celulares, 136 armas brancas, um micro-ondas e 61 geladeiras. O Exército fez a varredura juntamente com a Polícia Militar e homens da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame