Presidente Barack Obama (direita) e candidato republicano Mitt Romney dão risada ao final do primeiro debate presidencial, em Denver (Jim Urquhart/Reuters)
Da Redação
Publicado em 11 de outubro de 2012 às 21h40.
Washington - O presidente americano, Barack Obama, atacou nesta quinta-feira as tentativas de seu adversário republicano de se voltar para o centro, ironizando o "novo e atualizado Mitt Romney", que, segundo ele, surgiu recentemente na campanha presidencial.
Diante de 9.000 pessoas reunidas na Universidade de Miami (Flórida, sudeste), Obama voltou à carga contra o plano de redução de impostos de Romney, que favorecerá os mais ricos e afetará a classe média, segundo os democratas.
No debate presidencial de 3 de outubro, Romney negou que o custo de seu plano chegue a US$ 5 bilhões.
Obama lembrou que "durante um dos debates das primárias (republicanas), prometeu com orgulho que os novos cortes orçamentários, além dos (promulgados pelo ex-presidente George W. Bush), cobririam o 1% mais rico".
"Mas não se sabe, escutando o Mitt Romney novo e atualizado", ironizou o presidente.
"Depois de fazer campanha durante um ano assegurando que ele é severamente conservador, Mitt Romney tenta convencer que estava brincando!", declarou Obama.
"O que vendia não andava. Porque as pessoas compreenderam que suas ideias não ajudariam a classe média (...) Mitt Romney está agora a favor do que você aprovar, seja para o que for. De uma tacada, adora a classe média, (...) adora (o sistema público de seguro saúde), o Medicare", acrescentou o presidente.