Exame Logo

O conservadorismo brasileiro

Nos últimos seis anos, o brasileiro ficou mais conservador. De acordo com o Ibope, que realiza o Índice de Conservadorismo, a média nacional ficou em 0,686, considerada alta. Para avaliação, são levadas em conta as opiniões dos brasileiros em relação a cinco temas: pena de morte, redução da maioridade penal, prisão perpétua (quanto mais favoráveis, […]

JAIR BOLSONARO: Deputado do Partido Social Cristão se envolveu em diversas polêmicas este ano ao defender pautas conservadoras. No Congresso, chegou a defender o torturador Brilhante Ustra e a confrontar a deputada Maria do Rosário sobre direitos das mulheres / Marcelo Camargo/Agência Brasil (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 19h16.

Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h43.

Nos últimos seis anos, o brasileiro ficou mais conservador. De acordo com o Ibope, que realiza o Índice de Conservadorismo, a média nacional ficou em 0,686, considerada alta. Para avaliação, são levadas em conta as opiniões dos brasileiros em relação a cinco temas: pena de morte, redução da maioridade penal, prisão perpétua (quanto mais favoráveis, mais conservadores), legalização do aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexto (quando mais favoráveis, menos conservadores). A pesquisa apontou ainda que os evangélicos (0,717), os homens (0,706) e os menos escolarizados (0,701) são os de maior tendência conservadora no país. Confira, abaixo, os resultados da pesquisa.

Veja também

http://infogr.am/2722a0b7-f1a0-49d0-beaf-fac0f35c4f2d

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame