Novo ciclone extratropical provocará tempestades e fortes ventos em parte do Brasil; veja previsão
Segundo Clima Tempo, a formação do fenômeno em alto mar, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, causará temporais intensos
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 24 de outubro de 2023 às 14h09.
Última atualização em 24 de outubro de 2023 às 14h26.
Um novo ciclone extratropical se formará entre está terça-feira, 24, e quarta-feira, 25, e impactará grande parte do país. Estão previstos temporais nas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de pancadas de chuva no Norte. No Nordeste, o predomínio será de tempo quente e seco nas próximas semanas, de acordo com oInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo Clima Tempo, a formação do fenômeno em alto mar, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, causará temporais intensos. Uma área de baixa pressão se associará a uma frente fria. O novo ciclone não vai atuar diretamente nos estados, mas vai gerar mais combustível para novas nuvens de tempestade.
Sul em alerta para tempestades
O Inmet emitiu um alerta amarelo de “Perigo Potencial” de tempestades no Sul e chuvas intensas no Centro-Norte, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Na região sul, é previsto rajadas devento moderadas a fortes em grande,variando, em média, entre 40 e 70 km/h até quarta-feira. Entre quarta e quinta-feira há redução das chuvas, mas o processo de formação de uma nova frente fria deverá intensificar as instabilidades a partir da sexta-feira, provocando volumes significativos de chuva.
Na região Sudeste, o avanço de uma frente fria sobre o oceano favorecerá chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro, além do sul e triângulo Mineiro, com valores que podem ultrapassar 60 mm. Já o norte do Espírito Santo e de Minas Gerais terão temperaturas elevadas, com baixa possibilidade de chuvas.
Com dias quentes, parte do Centro-Oeste será atingido por pancadas de chuvas.O Mato Grosso do Sul, devido ao alto calor e umidade, vai acumular volumes superiores a 50 mm e pode chegar até 34°C. Na Região Norte, o Inmet prevê que o clima quente e úmido vai provocar chuvas em formas de pancadas em grande parte do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins.
O que é um ciclone extratropical?
Segundo o Clima Tempo, um ciclone extratropical é uma uma área de baixa pressão atmosférica onde os ventos giram ao redor de um centro, sempre no sentido horário, no caso do Hemisfério Sul, formando um círculo completo.
Quanto mais baixa a pressão do ar no centro do ciclone, mais fortes são os ventos e maior o potencial para o desenvolvimento de nuvens muito extensas, que provocam chuva volumosa e forte, ventania, raios e eventualmente granizo.