Nevou em Santa Catarina? Estado registra neve no outono pela primeira vez em 24 anos
Foi o primeiro registro do fenômeno em pleno outono de 2023; veja a previsão do clima no Sul do país
Redação Exame
Publicado em 20 de abril de 2023 às 10h29.
Última atualização em 20 de abril de 2023 às 13h26.
Nevou no começo da noite desta quarta-feira, 19, no município de Bom Jardim da Serra, a mais de mil metros de altitude, no Planalto Sul Catarinense. Foi o primeiro registro do fenômeno em pleno outono de 2023. Evento raro de ocorrer no Brasil nesta estação do ano, a última queda de neve nessas condições havia ocorrido em 17 de abril de 1999, com forte massa de ar polar acompanhada de um ciclone. Junto com a neve, também veio a chuva congelada na temperatura de 2ºC, segundo a MetSul Meteorologia.
‘’Tivemos uma situação clássica para a formação de neve. De um lado (oeste), uma massa de ar frio chegando que trouxe marcas baixas de temperaturas ontem e hoje, e pela direita, da costa (Oceano Atlântico), tínhamos um ciclone com centro de baixa pressão atmosférica formando nuvens carregadas no RS e SC. Vale ressaltar que estamos saindo de três anos do fenômeno La Niña, estamos em fase de transição ainda. Esses eventos fora de época, eventualmente acontecem, como as geadas durante o verão, períodos de calor no inverno”, explicou a meteorologista Estael Siás.
- Citigroup tem lucro de US$ 4,6 bilhões no 1º trimestre
- Mega-Sena acumula e prêmio é estimado em R$16 milhões
- Quando começa o frio em SP? Maior frente fria do ano atinge o Brasil
- Fed autoriza compra do Credit Suisse pelo UBS nos EUA
- A Unipar quer liderar a expansão do saneamento básico no Brasil
- Polônia proíbe importação de grãos da Ucrânia para acalmar agricultores
Onde nevou em Santa Catarina?
No interior de São Joaquim, no distrito do Cruzeiro, a 1,5 mil metros acima do nível do mar, também caíram flocos de neve misturados à chuva, chamada ‘’precipitação mista’'. Segundo a MetSul, a neve desta quarta veio com fortes rajadas de vento, muito semelhante ao que ocorreu em julho de 2021 nos municípios serranos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Qual foi a última vez que nevou em Santa Catarina?
A última queda de neve nessas condições havia ocorrido em 17 de abril de 1999, com forte massa de ar polar acompanhada de um ciclone
A manhã desta quinta-feira, 20, começou fria no Rio Grande do Sul, principalmente nos municípios da região dos Campos de Cima da Serra, como em Vacaria, onde fez 3,3º C durante a madrugada com sensação térmica de -2,1ºC. Já em São José dos Ausentes a temperatura foi de 4,3ºC e Cambará do Sul, 5,3ºC.
Também há previsão de chegada de fortes frentes frias em outras cidades do País, como São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Campo Grande.
Possibilidade de geada
Há a expectativa de que esta seja a mais severa massa de ar frio até o momento, com a ocorrência de geada. O fenômeno, no entendo, deve ficar concentrado nos três estados da Região Sul, principalmente em áreas mais altas de serras e planaltos.
"No decorrer do outono e do inverno, mesmo com a expectativa de que o inverno seja com a influência de um El Niño, outras massas de ar frio mais fortes do que estas devem passar pelo Brasil", prevê o Climatempo.
Quando o frio chega de verdade?
Os meteorologistas apontam que essa massa de ar frio tem o potencial de funcionar como uma virada de estação. O outono começou no Hemisfério Sul no dia 20 de março e termina no dia 21 de junho. Por ser uma estação de transição, é comum ter dias mais quentes e outros mais frios. É esperado que as temperaturas caiam conforme o inverno se aproxime.
"O outono também é caracterizado por incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente, que provocam a queda das temperaturas do ar, principalmente, na Região Sul e em parte da Região Sudeste. É possível observar as primeiras formações de fenômenos adversos, como nevoeiros no Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas no Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; além de neve nas áreas serranas e nos planaltos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná", explicam os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Clima em São Paulo
Quando o frio vai embora em SP?
Passado o feriado de Tiradentes, a temperatura volta a subir gradativamente. Não há previsão de um calor intenso, como típico do verão. A expectativa é para um ambiente característico de outono, com manhãs mais frias e picos de temperatura mais alta por volta do meio-dia.
Para a segunda-feira em SP, 24, a previsão é de mínima de 15 ºC e máxima de 27 ºC. Na terça-feira, 25, a temperatura fica mais amena, com máxima de 25 ºC e mínima de 14 ºC.
Previsão do tempo para a cidade de SP
- Quinta-feira 20/4: mínima de 13 ºC e máxima de 22 ºC - não chove
- Sexta-feira 21/4: mínima de 11 ºC e máxima de 22 ºC - não chove
- Sábado 22/4: mínima de 13 ºC e máxima de 23 ºC - não chove
- Domingo 23/4: mínima de 14 ºC e máxima de 25 ºC - não chove
(Com Estadão Conteúdo)