Exame Logo

Na repescagem, pessoa poderá 'escolher' vacina, diz secretario no Rio

Prefeitura espera receber 80 mil pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose de vacina

O Rio fará uma força-tarefa de repescagem da vacinação contra a Covid-19 neste sábado (Governo do Estado de São Paulo/Flickr)
AO

Agência O Globo

Publicado em 24 de setembro de 2021 às 11h04.

Última atualização em 24 de setembro de 2021 às 11h06.

Conforme anunciado pela Secretaria municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira, o Rio fará uma força-tarefa de repescagem da vacinação contra a Covid-19 neste sábado. Na divulgação do 38° boletim epidemiológico da cidade, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que a cidade atualmente tem estoque das três principais vacinas usadas no Brasil — CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer — e que os atrasados para a primeira dose poderão "escolher" qual imunizante tomar no posto amanhã.

— Esta é uma das poucas ocasiões em que teremos todas as três principais vacinas disponíveis nos postos. Quem está com a imunização atrasada poderá escolher qual vacina tomar amanhã excepcionalmente — anunciou Soranz.

Veja também

A prefeitura também comunicou a expectativa de receber neste sábado 80 mil atrasados para a segunda dose.

A prática de "escolha" de marca de vacina foi historicamente criticada pela administração municipal, especialmente em contextos de escassez. No entanto, desde o mês passado, a prefeitura mudou o tom sobre o assunto em ocasiões pontuais, com o objetivo de estimular a vacinação. Foi por esse motivo, por exemplo, que em meados de agosto a SMS resolveu liberar a aplicação da segunda de Pfizer em quem tomou a primeira de AstraZeneca. Esta decisão também resultou da redução das previsões de entregas de frascos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fabricante do imunizante AstraZeneca no Brasil.

A repescagem deste sábado é para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Nesta sexta-feira, a aplicação da primeira dose chega ao público de 12 anos antecipadamente. Os postos atendem meninos e meninas desta idade, junto com os de 13.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusRio de JaneiroVacinas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame