MP confirma investigação sobre empresa de Trump no Brasil
Os investigadores suspeitam de irregularidades no aporte de recursos em um fundo de investimentos que participou da construção do Trump Hotel
Agência Brasil
Publicado em 28 de outubro de 2016 às 18h06.
O Ministério Público Federal (MPF) confirmou hoje (28) que o grupo empresarial de Donald Trump , candidato à presidência dos Estados Unidos, é investigado na Operação Greenfield, da Polícia Federal (PF), que apura fraudes em fundos de pensão de servidores públicos.
De acordo com o MPF, os investigadores suspeitam de irregularidades no aporte de recursos do Instituto Serpro de Seguridade Social (Serpros) e do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) em um fundo de investimentos que participou da construção do Trump Hotel, no Rio de Janeiro. As suspeitas envolvem R$ 77,3 milhões da carteira de investimentos do Serpros e R$ 54,3 milhões, do Igeprev.
As apurações também indicam que a Trump Organization pode ter sido beneficiada com recursos do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia (FI-FGTS).
Os fatos também são investigados em uma ação penal que tramita na Justiça Federal em Brasília, na qual o ex-deputado federal Eduardo Cunha é réu.
Em nota, o MPF informou que a investigação "não significa a antecipação de culpa dos envolvidos" e "posição final" do órgão acusatório sobre a ilegalidade dos fatos.