Exame Logo

MEC libera aulas e estágio online no ensino superior até dezembro

Portaria publicada nesta quarta-feira (17) pelo Ministério da Educação prorroga a previsão de ensino à distância em universidades federais até o fim do ano

Sede da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (Facebook UFPR/Divulgação)

João Pedro Caleiro

Publicado em 17 de junho de 2020 às 16h40.

Última atualização em 17 de junho de 2020 às 17h04.

A experiência do ensino superior à distância ainda está longe de acabar no Brasil diante da persistência da pandemia do novo coronavírus .

Uma portaria do Ministério da Educação ( MEC ), publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17), estende a autorização de aulas a distância em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro de 2020.

Veja também

Os cursos estão suspensos desde março e esta já é a terceira vez que é feita a prorrogação, agora com validade até o fim do ano.

De acordo com a portaria, as universidades têm o poder de definir quais currículos serão substituídos e devem disponibilizar recursos aos alunos para acompanhamento das aulas. Fica definido que o MEC deve ser informado pelas instituições que seguirem o modelo 15 dias antes das atividades letivas.

O documento também informa que as atividades acadêmicas suspensas no momento da epidemia devem ser repostas, para cumprir a carga horária.

Ainda segundo a portaria, as instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período.

Os estágios e as práticas de laboratório poderão ser feitos a distância, com exceção dos estudantes de Medicina a partir do quinto ano. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirmaram que irão à Justiça contra o estágio remoto.

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesMEC – Ministério da Educação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame